PET Saúde Interprofissionalidade desenvolve série de ações para combate à Covid-19 nas comunidades

4 de maio de 2020

Em virtude da pandemia causada pela Covid-19 e das medidas de isolamento social estabelecidas em todo o País, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) Interprofissionalidade, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (SMS/CG), vem desenvolvendo, mesmo à distância, atividades e ações relacionadas ao enfrentamento da doença.

Os integrantes do PET estão participando das etapas de planejamento das ações através de reuniões por webconferência e, como atividade de aprofundamento teórico e capacitações sobre a temática, estudantes petianos de sete cursos da UEPB (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social), preceptores da Secretaria Municipal de Saúde e tutores (professores dos respectivos cursos da UEPB) estão participando de vários cursos online disponibilizados pela Plataforma AVASUS.

Os cursos envolvem temáticas a exemplo de “Vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19”, “Manejo e acompanhamento do paciente com suspeita de coronavírus”, “Covid-19: Manejo do paciente com distúrbios respiratórios”, “Covid-19: Porque precisamos de isolamento físico?”. Além dos cursos, a equipe está participando de ações, como a Campanha do Desapego Solidário, que já arrecadou 25 cestas básicas que foram distribuídas na comunidade do Cinza, pela equipe da Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Aurélio Ventura. Aliada a essa iniciativa, também ocorreu a mobilização através de doações de fraldas, roupas e brinquedos.

Outra ação pensada pela equipe PET Saúde Interprofissionalidade busca ajudar os idosos e seus cuidadores no enfrentamento da Covid-19 e estimular novos hábitos de proteção. Esta iniciativa está acontecendo através das parcerias estabelecidas para confecção de máscaras em tecido (reutilizáveis) com costureiras voluntárias da própria comunidade do Cinza e parceiros na aquisição de matéria prima (tecidos e elástico) para a confecção do material.

Na embalagem das máscaras estão sendo distribuídos encartes orientando sobre o uso e descarte das máscaras descartáveis, bem como a desinfecção correta de máscaras reutilizáveis. A distribuição das máscaras conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde das unidades básicas de Saúde Dr. Antônio Aurélio Ventura e Ressurreição. Outro grupo se associou às necessidades dos servidores da Unidade de Saúde Eduardo Ramos, no Centenário, e conseguiu protetores faciais para os profissionais da equipe que realizam visitas domiciliares.

O grupo que atua na Unidade de Saúde do Tambor I desenvolveu uma forma de comunicação com a comunidade local através do Whatsapp, por meio do qual todos os alunos, professores e profissionais preceptores atendem, tiram dúvidas e esclarecem quanto aos sintomas e fazem os encaminhamentos necessários de atenção àquela comunidade.

Professora Rilva Suely, coordenadora do PET Saúde Interprofissionalidade na UEPB, destaca que é válido ressaltar a importância dessas ações, uma vez que, na medida que vão sendo desenvolvidas, elas contribuem também para ampliar a qualidade de vida dos usuários destas comunidades e influenciam a população em geral, que observa o trabalho que pode ser realizado em meio ao cenário atual. Segundo ela, “a mensagem que o PET Saúde Interprofissionalidade pretende transmitir é que, através de práticas interprofissionais e colaborativas, pode-se fazer a diferença efetiva na oferta de uma atenção à Saúde diferenciada, na prática da empatia envolvendo o ensino, o serviço e a comunidade”.

Para acompanhar as ações do PET Saúde Interprofissionalidade, os interessados podem acessar o perfil no Instagram @petsaude.interprof.uepb.

Colaboração textual: Professora Rilva Suely (Coordenadora PET Saúde na UEPB)