Pesquisa da UEPB sobre relação entre fatores ambientais e casos de Covid é apresentada em evento internacional

28 de outubro de 2020

O trabalho “Multiple Linear Regression in the Correlation of Covid-19 Cases with Temperature and Precipitation in the City of Campina Grande-PB” (que em tradução livre representa, “Regressão linear múltipla na correlação de casos Covid-19 com temperatura e precipitação na cidade de Campina Grande-PB”), é o título do estudo apresentado nesta quarta-feira (28) pela professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Angela Ramalho, em evento virtual promovido pela Bharathiar University, localizada na cidade de Coimbatore, na Índia.

O webinário International Virtual Symposium IV – Pandemics, Climate Change And Growing Inequality – Emerging Paradigm Shift In Helping Professions Organized By Department Of Social Work (em português: 4º Simpósio Virtual Internacional – Pandemias, mudanças climáticas e crescente desigualdade – Mudança de paradigma emergente em profissões de ajuda organizadas pelo Departamento de Trabalho Social) é o evento em que a professora Angela Maria Cavalcanti Ramalho, do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UEPB discorrerá sobre a correlação entre fatores ambientais e a Covid-19.

O estudo tem como objetivo avaliar a correlação entre fatores ambientais no que diz respeito à temperatura e precipitação, com a ocorrência de novos casos de infecção pela Covid-19, bem como óbitos decorrentes de contaminação pelo vírus no município de Campina Grande. A metodologia de pesquisa e a análise dos dados de vigilância foram coletadas no painel de casos de doença no Brasil, pelo Ministério da Saúde no período de 27 de março a 30 de junho de 2020. Já os dados meteorológicos de temperatura e precipitação foram coletados no mesmo período através do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Agência Gestora de Águas do Estado da Paraíba (AESA), respectivamente.

As informações coletadas e analisadas indicaram que existe alguma relação entre as variáveis de temperatura e precipitação que influenciam no surgimento de novos casos de Covid-19, porém no que se refere ao número de óbitos em Campina Grande pela doença, os parâmetros ambientais na pesquisa não sugerem qualquer correlação significativa. Segundo Angela Ramalho, o trabalho foi realizado em parceria com os doutorandos Alan Barbosa Cavalcanti, professor do Câmpus VIII da UEPB, em Araruna; e Alberto César do Nascimento, ex-aluno da UEPB, formado em Engenharia Sanitária e Ambiental. Os três participam da apresentação conjuntamente, tendo a professora Angela como tutora da pesquisa.

Evento
O simpósio foi realizado em três etapas. Nesta quarta-feira (28) acontece o último encontro. Faz parte do evento uma chamada para publicação dos artigos em formato de livro, que acontecerá após o simpósio virtual. Os projetos, simpósio e livro, têm como alguns dos objetivos explorar o impacto de pandemias, mudanças climáticas e crescente desigualdade no desenvolvimento social, felicidade humana e bem-estar da sociedade e compilar estratégias possíveis e facilmente viáveis para resolver os vários problemas causados por pandemias, mudanças climáticas e crescente desigualdade.

A professora Angela frisa ainda que o simpósio reúne pesquisadores de vários países, a exemplo de Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Índia e Polônia, que trabalham em pesquisas de caráter global e interdisciplinar. “É uma oportunidade de fazer intercâmbios e diálogos, saber o que tem sido pesquisado em termos globais em relação à Covid-19, diante de diferentes realidades no mundo. O evento ainda objetiva buscar soluções canalizadas para esta pandemia, criando novos paradigmas, não só acadêmicos, mas profissionais”, acrescentou a pesquisadora.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui. Já para saber mais sobre os trabalhos do simpósio, clique aqui.

Texto: Juliana Rosas