Pesquisa adapta algoritmo para solução baseada em variáveis sócio-epidemiológicas da tuberculose

20 de agosto de 2020

Uma pesquisa desenvolvida pelo professor Edwirde Luiz Silva Camêlo, do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o professor Ramon Gutiérrez-Sánchez, da Universidade de Granada, e com Dalila Camêlo Aguiar, doutoranda pela Universidade de Granada e graduada em Estatística pela UEPB, resultou na adaptação de um novo algoritmo estatístico que exibe uma solução baseada em variáveis sócio-epidemiológicas da tuberculose na Paraíba.

Os dados da pesquisa integram dois artigos publicados pelo docente e seus parceiros na International Journal of Development Research, revista científica internacional com classificação Qualis A2. Ambos os artigos foram publicados em Língua Inglesa. O primeiro chama-se “Ward-like hierarchical clustering with dissimilarities and non-uniform weights in cases of tuberculosis in Paraíba, Brazil” (Agrupamento hierárquico tipo Ward com dissimilaridades e pesos não uniformes em casos de tuberculose na Paraíba, Brasil – em tradução livre). O segundo artigo é intitulado “Hierarchical clustering with spatial constraints in tuberculosis data” (Agrupamento hierárquico com restrições espaciais em dados sobre tuberculose).

Edwirde explica que Ward-like é um método aglomerativo, um critério aplicado na análise hierárquica de agrupamentos. Na pesquisa, um novo algoritmo foi apresentado e, segundo o professor, os dados e o algoritmo utilizados nos artigos abrem horizontes para outras investigações, uma vez que permite uma melhor visualização da distribuição da tuberculose considerando restrições espaciais e geográficas.

O resultado obtido com o novo algoritmo facilitará, de acordo com professor Edwirde, a compreensão da tuberculose da Paraíba levando em consideração, ao mesmo tempo, as variáveis sócio-epidemiológicas e as distâncias geográficas, permitindo aos órgãos de Saúde tomar decisões mais precisas na elaboração de políticas e ações de saúde para enfrentamento da doença.

A relevância do estudo aponta para outras pesquisas que podem ser geradas. “As descobertas podem ser aplicadas a outras epidemiologias, a exemplo da Covid-19, doença gerada pelo novo coronavírus”, afirma o pesquisador. Sobre a importância dos dados e aplicações em futuras pesquisas, incluindo possivelmente até dados sobre o novo coronavírus, Edwirde destaca que a técnica pode ser aplicada em outras áreas levando em consideração algum índice específico para ajuste das variáveis de interesse para compor os clusters e mapas, ponderando algumas restrições.

“Após esse artigo, abriu-se uma grande oportunidade para desenvolver pesquisas aplicadas à Psicologia da Saúde. Atualmente, estamos desenvolvendo, por exemplo, estudos com a temática do suicídio onde já venho trabalhando também em estudos de iniciação científica”, explicou o docente.

Desde o estágio pós-doutoral concluído em 2016, na Universidade de Granada, professor Edwirde tem trabalhado em parceria com sua esposa e também pesquisadora, Dalila Camêlo, com Estatística Aplicada à doenças epidemiológicas, especificamente a tuberculose na Paraíba. Ele possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática e Mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Doutorado em Estadística y Investigación Operativa pela Universidad de Granada (UGR) e Estágio Pós-Doutoral também pela UGR.

Revista

A Internatinal Journal of Development Research publica artigos em diversas áreas e seu site traz certificados de indexação com fator crescente de impacto desde 2013. Fator de impacto é um método bibliométrico para avaliar a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas. No Brasil, em critérios atuais, possui classificação Qualis A2.

Texto: Juliana Rosas