Periódico de Odontologia apoiado pela Universidade Estadual é aprovado para integrar Coleção SciELO Brasil

2 de abril de 2019

A pesquisa praticada na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deu mais um importante passo no desenvolvimento de seus estudos para que possam cumprir sua missão de contribuir para a melhoria da sociedade. Isso porque o periódico Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (PBOCI), que conta com apoio do Departamento de Odontologia e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Instituição, foi aprovado para integrar a Coleção SciELO a partir deste ano. O parecer foi confirmado pelo Comitê Consultivo da plataforma que abriga periódicos científicos brasileiros na modalidade on-line.

A revista científica conta com a participação de pesquisadores internacionais e tem como áreas de estudos as categorias de Odontopediatria, Clínica Integrada e todas as demais especialidades odontológicas. Esta é a primeira vez que uma revista com apoio de uma instituição de ensino superior paraibana passa a fazer parte da Coleção SciELO. De acordo com o professor Alessandro Cavalcanti, do Departamento de Odontologia, a inclusão na Coleção SciELO é de extrema importância, não apenas por se tratar da maior e mais conceituada base de indexação brasileira, mas também pelo fato de ser a primeira revista científica do Estado da Paraíba, de todas as áreas do conhecimento, a integrar a Coleção SciELO Brasil.

“Dos 297 periódicos atualmente indexados nessa plataforma, PBOCI é apenas o sétimo a receber este reconhecimento. Além do mais, a indexação aumentará a visibilidade da revista no cenário nacional e internacional, permitindo o acesso livre e gratuito dos pesquisadores e estudantes ao conteúdo publicado”, destacou o professor. Além de integrar a Coleção SciELO, a revista está indexada nas duas principais bases bibliográficas mundiais: o Web of Sciece (Clarivate Analytics) e o Scopus (Elsevier), e ainda conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A plataforma é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com a BIREME Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e com o apoio do CNPq. A Coleção SciELO Brasil disponibiliza e dissemina on-line, em acesso aberto, os textos completos de periódicos científicos do Brasil de todas as áreas do conhecimento que publicam predominantemente artigos resultantes de pesquisa científica.

Informações sobre a Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/index.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Imagem: Ilustração