Parceria com a Rádio Campina FM oferece qualificação na formação dos estudantes do curso de Jornalismo

2 de junho de 2021

Como parte das atividades da disciplina “Laboratório de Radiojornalismo e Mídia Sonora”, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estudantes do 4° período estão tendo a oportunidade de produzir e participar na apresentação do programa jornalístico “Jornal Integração”, veiculado na Rádio Campina FM. O projeto, que permite aos futuros jornalistas a experiência prática no campo de jornalismo é fruto de uma parceria da UEPB, por meio do Departamento de Comunicação Social, com uma das principais emissoras de rádio de Campina Grande.

Os estudantes já produziram três reportagens que foram veiculadas no matutino, abordando os temas, “Solidão na Pandemia”, “Saúde Bucal na Pandemia”, e “Moradores de Rua na Pandemia”. Todo o material foi produzido e apresentado pelos alunos das turmas da manhã e noite, sob supervisão do jornalista e professor da disciplina, Leonardo Alves. A pauta foi discutida pelos alunos, juntamente ao docente e o gerente de produção da Campina FM, o jornalista Alan Ferreira, ex-aluno da UEPB.

Por conta da pandemia, toda a produção foi feita de forma remota por meio de aplicativo de mensagens. Os alunos preparam o material em casa e enviam pela Internet para a produção do programa. Leonardo Alves disse que a parceria com a Campina FM foi oportuna neste tempo de ensino remoto, visto a possibilidade dos estudantes produzirem e veicular todo o material da disciplina.

O professor e jornalista destacou que a experiência tem sido proveitosa, visto que permite aos alunos conhecerem na prática as dificuldades encontradas na produção de uma reportagem. Ele adiantou que a perspectiva é que o projeto continue no próximo semestre. A ideia é possibilitar, caso haja condições sanitárias, aos alunos terem a oportunidade de conhecer os estúdios da emissora. Leonardo Alves destacou o apoio que o projeto está recebendo da chefia de Departamento de Comunicação Social, nas pessoas dos professores Orlando Ângelo da Silva e Maria Salete Vidal da Silva, respectivamente, chefe e chefe adjunto, e da Coordenação do curso de Jornalismo que tem a frente os professores Rômulo Azevêdo Filho e Luís Adriano Mendes Costa.

Nessa primeira fase do projeto vários temas já foram discutidos, entre eles, “Barraqueiros do Parque do Povo”, “Pandemia do Setor Musical”, “Dengue e Solidão na Pandemia”, “Setor Alimentação Universidades”, “Acessibilidade”, “Feira Central” e “Na contramão da crise”. Ao todo, 31 alunos estão participando do projeto, sendo 18 da turma da noite, e 13 da turma da manhã. Gabriel Barbosa é um dos estudantes integrantes do projeto, e está entusiasmado com a iniciativa.

“Tem sido uma experiência muito válida e muito importante, porque permite que a gente produza um material de muita qualidade com base nas orientações do professor Leonardo Alves, que nos orientou na parte técnica e no editorial também”, destacou. Gabriel ainda destacou que os estudantes envolvidos no projeto tiveram todo o trabalho de fazer a apuração jornalística, realizar as entrevistas e colher as informações para a produção das reportagens, mesmo de forma remota, usando o aparelho celular. Ele também destacou o trabalho técnico que foi realizado pelo professor da disciplina, para tornar possível a produção do material jornalístico.

O gerente de produção da Rádio Campina FM, jornalista Alan Ferreira, explicou que a ideia da parceria surgiu devido ele ter sentido nos tempos de estudante de Jornalismo a necessidade de um espaço na mídia local para veicular o material produzido durante a graduação. “Eu senti a necessidade de oferecer para eles o que eu não tive lá atrás. Em comum acordo com a direção da emissora, nós entramos em contato com o professor Leonardo e começamos a estabelecer a parceria”, disse.

Alan Ferreira disse que o propósito da parceria é permitir que os alunos do curso de Jornalismo sentissem a magia do rádio e a satisfação de ter o material produzido por eles, veiculado em uma emissora do porte da Campina FM, que tem mais de 40 anos de história, com um jornalismo muito sério e de credibilidade. Ele destacou a qualidade do material produzido e o esforço dos estudantes.

“E o projeto só tem a crescer. A partir disso, a gente consegue ter um banco de profissionais testados. Nós queremos descobrir novos profissionais e proporcionar essa experiência para os alunos, além de estreitar essa relação da Universidade com a prática”, destacou.

Texto: Severino Lopes