Palestra sobre PIBID como política pública abre Encontro de Formação Docente e Seminário do PROFLETRAS

16 de dezembro de 2016

Tiveram início nessa quinta-feira (15), no Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, as atividades acadêmicas referentes ao 2º Encontro de Formação Docente do Centro de Humanidades e ao 3º Seminário Discente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Com o intuito de propiciar um espaço de diálogos e reflexões, a iniciativa reúne professores universitários, docentes de escolas públicas, estudantes de graduação e alunos da rede Básica de Ensino.

A abertura dos eventos contou com a palestra da professora Paula Almeida de Castro, coordenadora na UEPB do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao discorrer sobre o tema “O PIBID como política pública para formação de professores”, a docente enfatizou a importância da interação e colaboração entre os graduandos e os professores que atuam nas escolas.

“Trata-se de uma relação em que teoria e prática se conectam cotidianamente na sala de aula. Isso é bom para o licenciando, que vai ganhando experiência; para o professor titular, que passa a refletir mais acerca de sua práxis; e para os estudantes, que se beneficiam de uma aprendizagem mais qualificada. Portanto, a colaboração entre professores, alunos e universitários é uma condição fundamental para a melhoria das condições educacionais”, disse a professora Paula.

Segundo Paula Almeida, a UEPB dispõe de 22 subprojetos vinculados ao PIBID, distribuídos entre diferentes cursos de licenciatura. O maior número deles concentra-se em Campina Grande, sendo seguido pelos Câmpus de Guarabira, Monteiro, Patos e Catolé do Rocha. No Centro de Humanidades (CH), as ações do PIBID, cuja coordenação é do professor Juarez Nogueira Lins, estão presentes nos cursos de Geografia, a cargo da professora Cleoma Toscano; História, com a orientação do professor João Batista Gonçalves Bueno; Letras, habilitação Inglês e Português, contando com o comando, respectivamente, dos professores Leônidas José da Silva Junior e Maria de Fátima Aquino, que também é coordenadora do PROFLETRAS; e Pedagogia, cuja direção está com a professora Débora Regina.

Para a professora Maria de Fátima Aquino, organizadora dos encontros, juntamente com o professor Juarez Nogueira Lins, os debates propostos visam avaliar a importância do PIBID no processo formativo daqueles que serão futuros professores e na formação continuada dos que já estão no exercício de sua profissão. Além disso, as discussões em questão contemplam o atual cenário das políticas institucionais voltadas às licenciaturas.

Após a palestra, o público prestigiou a apresentação natalina de um coral constituído por pibidianos e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Soares de Carvalho, localizada em Guarabira. A programação dos eventos segue até esta sexta-feira (16), com palestra, mesa-redonda e oficinas, além de apresentações de projetos vinculados ao PIBID, exposição das ações executadas nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e mostra das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes do Mestrado Profissional em Letras.

Clique AQUI e confira a programação.

Texto e fotos: Simone Bezerrill