Palestra sobre ensino de Geografia e formação docente encerra atividades do 2º SEMEPEGEO

9 de dezembro de 2016

foto_geo3

Educação, escola e formação docente foram os assuntos que pautaram, nessa quinta-feira (8), a palestra de encerramento do 2º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia (SEMEPEGEO), cujas atividades estavam sendo desenvolvidas nas dependências do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, desde o dia 5 de dezembro. Trata-se de uma iniciativa do Centro Acadêmico Milton Santos, em parceria com o Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH).

Numa perspectiva interdisciplinar, os participantes do evento, dentre eles professores e estudantes, puderam prestigiar a palestra do professor Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O docente e pesquisador compartilhou seus conhecimentos e enriqueceu o debate proposto pelo seminário a partir do tópico “O ensino de Geografia e a formação de professores”.

Com o tema “Geografia: análises atuais, novos conceitos e fundamentos teóricos”, a segunda edição do SEMEPEGEO teve como finalidade estabelecer discussões sobre as práticas e os direcionamentos dos diversos ramos da ciência geográfica e afins, bem como refletir acerca dos aspectos metodológicos inseridos na pesquisa e analisar a prática metodológica aplicada no ensino de geografia.

O evento contou com uma série de atividades acadêmicas: palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações culturais. Embora a programação de debates já tenha sido concluída, nesta sexta-feira (9) acontece uma aula de campo no Parque Estadual de Pedra da Boca, situado no município de Araruna. O local apresenta características geológicas e geomorfológicas que atraem estudiosos de diversas instituições, além de ser muito visitado por turistas e adeptos dos esportes radicais.

Texto: Simone Bezerrill
Foto: Romário Farias