Palestra do Grupo de Pesquisa em Matemática aborda Função Afim através da resolução de problemas

3 de setembro de 2018

Será realizada nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, no Laboratório do Curso de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a palestra “Função Afim através da resolução de problemas: um estudo de caso analisando os registros de representação semiótica”, oferecida pelo Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) vinculado ao Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A atividade é voltada para alunos de qualquer período, que estejam matriculados na UEPB, além de professores de Matemática das redes de ensino e pesquisadores.

A palestra será ministrada pelo professor Gabriel dos Santos Souza Gomes e poderá ser acompanhada por 30 participantes. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Matemática. De acordo com a professora Kátia Maria de Medeiros, coordenadora do GPDM, existe uma grande dificuldade de representação e compreensão de propriedades e estruturas em Matemática, focando nas representações múltiplas envolvendo a Função Afim, por isso “abordamos os registros de representação semiótica e a referida função, considerando seus aspectos históricos e suas formas de representação, além da resolução de problemas como metodologia”.

Essa pesquisa surgiu a partir da experiência acadêmica ricamente relacionada a programas institucionais, que permitiu desenvolver ações iniciais referentes ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática, abordando o conteúdo matemático utilizado na Função Afim. Serão abordados, durante a palestra, conceitos da teoria da Resolução de Problemas de Polya, nos problemas abertos e nos Registros de Representação Semiótica de Duval.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail katiamedeirosuepb@gmail.com.

Texto: Givaldo Cavalcanti