Olimpíada Paraibana de Química abre inscrições e UEPB sedia a 11ª edição da competição pedagógica

16 de março de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai sediar mais uma vez a Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ). Devido ao quadro atual provocado pela pandemia da Covid-19, a 11ª edição da OPBQ seguirá um modelo diferente dos anos anteriores. Para possibilitar a realização sem a promoção de aglomerações, a olimpíada terá fase única, consistindo em uma prova on-line com 30 questões de múltipla escolha, aplicada no dia 28 de março, em horário a ser informado pela Coordenação.

As inscrições para os estudantes interessados em participar do evento estão abertas até o dia 21 de março e podem ser feitas gratuitamente neste link. Segundo o professor Francisco Dantas, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB e coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, a expectativa é que este ano mais de 30 mil estudantes façam as provas. No ano passado foram mais 24 mil candidatos inscritos. Ele lembrou que um dos objetivos da olimpíada é incentivar os estudantes das redes públicas a tomar gosto pelo estudo.

A OPBQ classificará discentes paraibanos para a edição nacional que acontecerá no segundo semestre. A perspectiva é que a premiação seja realizada no último final de semana de novembro. O professor Dantas ressaltou que a Paraíba tem tido um excelente desempenho na Olimpíada Nacional, conquistando várias medalhas.

Ele enfatizou que Secretaria de Educação do Estado da Paraíba tem incentivado as 14 Regionais de Ensino a atingir cada vez mais um número maior de alunos inscritos na competição pedagógica que reúne estudantes das últimas séries do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio.

Texto: Severino Lopes