Nutes expõe equipamentos da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo em feira especializada

28 de maio de 2018

Os dois dispositivos médicos produzidos pela Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), da qual faz parte o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a empresa Lifemed e o Ministério da Saúde, foram expostos na Feira Hospitalar, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os dias 22 e 25 de maio, no estande da parceira Lifemed, pesquisadores do Nutes e executivos da empresa apresentaram o desfibrilador cardíaco e o monitor multiparamétrico, que fazem parte da PDP.

As apresentações tinham como público-alvo as secretarias estaduais de Saúde, que puderam conhecer as novas formas de aquisição dos dispositivos médicos através da PDP. Entre as facilidades de aquisição estão o fato de que a compra não impacta no orçamento estadual, visto que o repasse é feito diretamente pelo Ministério da Saúde, por meio de dispensa de licitação.

Essa modalidade de aquisição dos equipamentos já foi adotada por seis estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Piauí, Pará e Rio Grande do Sul, que receberam 209 desfibriladores e 229 monitores, totalizando 438 equipamentos incorporados à rede de hospitais do SUS.

Além de dotar a rede hospitalar do SUS com mais rapidez, devido à facilidade de aquisição, a Parceira para o Desenvolvimento Produtivo apresenta impactos social e econômico através do investimento em pesquisa para internalizar cada vez mais a produção de tecnologias em saúde no país, proporcionando o incremento da economia regional e nacional, através da formação de recursos humanos e geração de empregos.

Feira Hospitalar

A Feira Hospitalar é realizada há 25 anos, sendo o mais importante evento de saúde das Américas, proporcionando um ambiente propício para a realização de lançamentos e apresentação de produtos inovadores, soluções e serviços para hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios. A feira aproxima compradores e fornecedores do setor, promovendo networking e parcerias que tendem a gerar ainda mais negócios.

Com mais de 40 eventos simultâneos, entre congressos, jornadas e reuniões setoriais são discutidos os rumos e as principais tendências da área de gestão de negócios para estabelecimentos de saúde com os mais de 90 mil participantes de 70 países.

 

Texto: Leonardo Alves
Foto: Divulgação