Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde realiza Semana de Acolhida para estudantes de Odontologia

3 de março de 2020

O Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS), do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está realizando durante toda essa semana uma série de atividades como forma de acolher os estudantes de Odontologia no semestre letivo 2020/1. A Semana de Acolhida conta com palestras, exposição, oficinas e realização de testes rápidos.

Após o sucesso da palestra “Coronavírus”, ministrada pelo diretor de Vigilância Sanitária em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas, as atividades seguiram nesta terça-feira (3), com a oficina “Ergonomia em Odontologia”, ministrada pela fisioterapeuta da UEPB, Rossalva Maria dos Santos.

O evento continua nesta quarta-feira (4), na parte da manhã, com a palestra “Urgência e Emergência Médica em Odontologia”, a ser ministrada pelo aluno bolsista Clodoaldo Guedes e pela enfermeira e colaboradora do Núcleo, Juliana Albuquerque. A tarde, das 14h às 17h, serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

Na quinta-feira (5), acontece a palestra “Risco de Perda Auditiva em Odontologia”, com a fonoaudióloga e colaborada do NUBS, Janaína Benício Barro. Na parte da tarde, das 14s às 17h, serão realizados testes de audiometria para alunos do 6º ao 9º períodos. A Semana de Acolhida será encerrada na sexta-feira (6), com a palestra “Direito e Responsabilidade Civil do Cirurgião Dentista”, ministrada a partir das 9h pelo servidor da UEPB e mestre em Direito, Alexandre Cordeiro. Durante a manhã, novamente serão realizados testes de audiometria para alunos do 6º ao 9º períodos.

O NUBS é um programa de extensão de caráter multidisciplinar, que agrega projetos de extensão e pesquisa dos departamentos de Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Biologia e Direito. Conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Campina Grande, na disponibilização de vacinas; da Gerência Operacional das IST/HIV/AIDS, na disponibilização de testes rápidoa (HIV, Sífilis, Hepatite B e C); e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do atendimento médico no HUAC.

A iniciativa do NUBS se destaca por oferecer à comunidade universitária, usuários de serviços de saúde e demais profissionais de saúde e pacientes, uma assistência completa diante de acidentes laborais que envolvem risco biológico.

Texto: Severino Lopes