Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde recebe visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações

3 de junho de 2016

nutes02

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu nesta sexta-feira (3) a visita do ministro da Ciênci, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, que conheceu o Laboratório de Certificação e Engenharia de Software (LCES) e o Laboratório de Análise de Imagens e de Sinais (LAIS) da Instituição e o Laboratório de Tecnologias 3D.

No LCES, o coordenador Paulo Barbosa apresentou os projetos que envolvem a transmissão de dados de equipamentos médicos via bluetooth para dispositivos remotos. Essa tecnologia permite que os médicos possam ter acesso aos dados dos pacientes à distância. Já no LAIS, o professor Robson Pequeno apresentou ao ministro o projeto que envolve o acesso remoto por parte dos médicos ao sinal de Eletrocardiograma (ECG) em casos de atendimento de urgência, o que permitirá um diagnóstico mais rápido, proporcionando um atendimento mais direcionado ao problema do paciente.

nutes04

O processo de produção de biomodelos foi apresentado pela coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D, professora Nadja Oliveira, que explicou como esses biomodelos podem auxiliar na recuperação de pacientes politraumatizados. Ela informou ao ministro que a tecnologia do laboratório da UEPB já é utilizada pelo Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao final da visita, o ministro destacou que os projetos desenvolvidos no Nutes os deixaram impressionados e aproveitou para parabenizar toda a equipe de pesquisadores da UEPB que, segundo ele, tem realizado um trabalho de alto nível na área de tecnologias aplicadas à saúde.

Colaboração: Leonardo Alves