Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde desenvolve plataforma para monitoramento remoto do Covid-19

16 de março de 2020

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está desenvolvendo, em caráter de urgência, uma plataforma de monitoramento remoto para gerenciar os estudos epidemiológicos em Covid-19 (o novo coronavírus) na Paraíba. Quatro programadores do Laboratório de Computação Biomédica do Nutes e uma pesquisadora em Tecnologia em Saúde estão trabalhando na solução, que vai permitir o acesso em tempo real à evolução do paciente.

A partir dos dados disponibilizados por meio do acesso remoto, o infectologista poderá acompanhar a evolução do quadro de um maior número de pacientes, visto que poderá ter acesso às informações sem precisar estar no local em que a pessoa infectada está isolada. “Os infectologistas do Estado poderão acompanhar em tempo real a situação de pacientes internados e interagir com seus médicos responsáveis”, explicou o professor Paulo Barbosa, coordenador do Laboratório de Computação Biomédica e líder da equipe envolvida no projeto.

A expectativa dos envolvidos é que a versão inicial do produto esteja adaptada e validada antes que o primeiro caso seja confirmado na Paraíba. Devido ao registro de casos do novo coronavírus no Nordeste, o Nutes está oferecendo parceria com estados que tenham interesse em utilizar a tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba no enfrentamento da pandemia.

Texto: Leonardo Alves