Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual participa da Expotec 2016

24 de agosto de 2016

O Núcleo Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participa, de 25 a 27 de agosto, da Expotec 2016, uma das feiras de inovação e tecnologia mais movimentadas do país, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa. No evento, o Laboratório de Tecnologias 3D (LT3D) do Nutes apresentará aos visitantes os biomodelos que são usados nas áreas de ortopedia, neurocirurgia, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e ortognática, cirurgia craniomaxilofacial e plástica, implantodontia, oconlogia, entre outras.

Os biomodelos que são produzidos na impressora 3D do Laboratório reproduzem com exatidão a anatomia da região que sofrerá intervenção médica. Com a melhoria da visualização o planejamento cirúrgico é facilitado, diminuindo o tempo das cirurgias e reduzindo os riscos de erros médicos devido falta de informações mais precisas da anatomia da região afetada.

Outro trabalho que também envolve a impressão 3D e será apresentado ao público é a utilização de reconstrução facial forense digital, na investigação científica e identificação de cadáveres, que é realizado em parceria com Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba. A reconstrução facial é utilizada em indivíduos que não possuem nenhuma outra fonte de informação que possam apontar a identidade do cadáver. “Também estaremos apresentando em pôsteres outros trabalhos na área de engenharia de software e tratamento de imagens que são desenvolvidos no Nutes”, comentou a professora Nadja Oliveira, coordenadora do LT3D.

Expotec

A Expotec 2016 acontece de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa. A feira de inovação e tecnologia é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), em parceria com o Governo da Paraíba e o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br). Com atividades acontecendo sempre das 9h às 19h, ao longo dos três dias de evento, a Expotec promete atrair um público de milhares de pessoas, interessadas nos eixos temáticos de inclusão digital, software livre, web, educação, cultura pop, desenvolvimento e robótica.

A área da feira de exposições é composta por quase 80 estandes de empresas e instituições de todo o Brasil, que estarão vendendo, apresentando e demonstrando produtos e serviços para os visitantes. O acesso é livre a essa parte do evento.

Texto: Leonardo Alves