Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da UEPB recebe visita do presidente Finep

2 de setembro de 2016

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na tarde de quinta-feira (1º) a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza, que conheceu a infraestrutura e as pesquisas que são desenvolvidas no Núcleo. A Finep tem sido uma parceira importante desde a instalação do Nutes, disponibilizando recursos financeiros, através de editais, para a montagem de laboratórios com a compra de equipamentos.

Na visita, Wanderley de Souza esteve acompanhado do assessor da presidência, Ricardo Rosa, e do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FapesqPB), Cláudio Furtado. Eles foram recebidos pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior; pela pró-reitora de Pós-Graduação, Maria José Lima; e pelo coordenador do Nutes, professor Misael Morais, além dos coordenadores dos laboratórios.

Na primeira parte da visita, o professor Misael Morais fez uma apresentação abordando todo o processo de instalação do Nutes, ressaltando a importância da tecnologia aliada à saúde nos dias atuais e destacando as três áreas de atuação do Núcleo: dispositivos médicos, usabilidade e simulação e manufatura aditiva (impressão 3D).

Em seguida, no Laboratório de Instrumentação Biomédica e Ensaios, o coordenador Paulo Barbosa fez uma apresentou dos projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com as empresas Lifemed e Signove, que envolvem a conectividade de dispositivos médicos e armazenamento de dados nas nuvens, que é a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet.

No Laboratório de Análise de Imagens e Sinais foram apresentados os projetos que envolvem o ajuste de bicicletas ao corpo do ciclista por meio de um software que utiliza as imagens captadas por um sensor Kinect da Microsoft e o protótipo de acesso a eletrocardiogramas à distância, que quando estiver em uso vai facilitar o trabalho de médicos e melhorar o acesso da população a esse tipo de exame.

A última parte da visita foi realizada no Laboratório de Tecnologias 3D, onde o presidente da Finep, que é médico por formação, pôde observar como os biomodelos têm auxiliado cirurgiões e pacientes do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, com a redução do tempo de cirurgias, menor tempo de recuperação e aumento da precisão do procedimento.

O presidente da Finep destacou que saiu satisfeito do Nutes, porque observou que os recursos investidos pelo órgão, através de editais, têm apresentado grandes resultados na área de tecnologia e saúde. “É um prazer muito grande observar que o investimento da Finep resulta em uma série de projetos interessantes, sobretudo nesta área muito inovadora que é a impressão 3D. O importante é o Nutes manter-se atualizado em todas as áreas em que atua e a Finep estará atenta para apoiar esses projetos”, destacou.

O reitor Rangel Junior disse que visitas como esta do presidente da Finep são importantes para mostrar o potencial de pesquisa e projetos da região Nordeste, sobretudo da UEPB, que nos últimos anos vem se destacando em várias áreas. “O que nós conseguimos mostrar nesta visita é algo que tem ocorrido no cotidiano da Universidade. Causou uma boa impressão ao presidente da Finep, porque os resultados apresentados pelo Nutes são muito visíveis. Ainda estamos no começo do trabalho e muitos outros resultados virão pela frente”, ressaltou.

Texto e fotos: Leonardo Alves