Núcleo de Tecnologia Estratégicas promove evento virtual com tema “Mulheres na Ciência do Nutes”

21 de abril de 2021

As pesquisadoras do Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reúnem no evento on-line “Mulheres na Ciência do Nutes”, na quarta-feira (28), a partir das 19h. Participam do debate oito mulheres das áreas de Computação, Engenharia Biomédica, Design, Fisioterapia e Contabilidade, que irão expor suas contribuições à ciência e à tecnologia.
As pesquisadoras do Nutes que participam do evento são as professoras do curso de Computação, Kátia Galdino, Kézia Dantas e Sabrina Souto; a coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D, Yasmyne Martins; a sócia-fundadora da startup Sênior Saúde Móvel, Eujéssika Rodrigues; a designer do Nutes, Karolina Celi; a professora do Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde, Vivian Morais; e a coordenadora de compras do Nutes, Kamilla Barreto.
O evento também contará com a presença das diretoras do Grupo de Afinidade WIE (IEEE Women in Engineering) Seção Nordeste Brasil. As participantes são a presidente do WIE Nordeste, Georgina Serres; a secretária, Daniele Delgado; e a tesoureira, Vanessa Shramm.
O objetivo do encontro é promover a história de mulheres que atuam na ciência e tecnologia no país, além de pôr meio das iniciativas das pesquisadoras incentivar outras pessoas a ingressarem em áreas estratégicas para contribuir com a pesquisa, desenvolvimento e inovação.
“Constantemente me deparo com o brilhantismo de cada mulher que observo trabalhando arduamente para conquistar novos patamares da sua vida. A minha maior motivação para dar início a este evento foi a admiração por cada uma dessas mulheres que participarão do encontro. Cada uma com as suas aptidões, histórias, personalidade e caráter. Todas são mulheres multitarefas, que apoiam umas as outras, sendo sempre alegres e comprometidas”, destacou a organizadora do evento Karolina Celi.
A outra organizadora do encontro, Vivian Morais, também ressaltou a importância das mulheres na ciência. “As mulheres também são da ciência, elas são de onde elas quiserem estar. Queremos que a discussão sobre a trajetória de mulheres que trilharam este caminho sirva como um incentivo para que outras mulheres também se enxerguem neste universo”, afirmou.
As inscrições para o “Mulheres na Ciência do Nutes” devem ser feitas através deste link. As vagas são limitadas e o acesso para o ciclo de palestras será enviado para todos os participantes no dia do evento.

Texto: Leonardo Alves