Núcleo de Pesquisa e Extensão em História inicia atividades do semestre com visita de formandos da PMPB

8 de agosto de 2019

Como parte das atividades de abertura do semestre letivo 2019.2, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu as novas turmas de formandos do curso de tecnólogos da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). O encontro aconteceu na última terça-feira (6), na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. Os alunos foram recepcionados pelo professor Francisco de Assis Batista, diretor do Centro de Educação (CEDUC), e pelo professor Juvandi Santos, coordenador do Curso de História.

Acompanhados das sargentas Sandreylza Medeiros e Sandra Silvestre, os novos integrantes da PM conheceram o espaço da Universidade, além das instalações do NUPEHL, franqueado às pesquisas da corporação. Na ocasião, a professora Luíra Freire Monteiro, coordenadora do Núcleo, proferiu palestra abordando aspectos da fundação da Paraíba, comemorada na última segunda-feira (5). Como historiadora, a docente falou sobre a necessidade de se estudar a história da Paraíba e do equívoco de interpretação da data em que se comemora a fundação da capitania.

Já a coordenadora do curso de Direito, professora Lucira Freire Monteiro, proferiu palestra sobre “Os direitos difusos e sua correlação com os Direitos Humanos,” tema de especial interesse dos formandos. No encerramento, os soldados cantaram, em capela, o Hino da Paraíba, e também foi disponibilizado o aquivo documental da PM, em formato digital, para compor o acervo do NUPEHL.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação NUPEHL