Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas promove webinário sobre violência contra mulheres negras

27 de julho de 2021

Em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e ao Dia Nacional da Mulher Negra, celebrados em 25 de julho, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABÍ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus II, instalado em Guarabira, em parceria com o Observatório do Feminicídio Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço, promove na quarta-feira (28), às 9h, via Google Meet, o webinário “A mulher negra e o direito à vida na pandemia”.
De acordo com a vice-coordenadora do NEABÍ, professora Sheila Gomes de Melo, o evento, que contará com a participação de membros e colaboradores do Núcleo, é voltado à comunidade acadêmica do Câmpus III e estudantes da UEPB, com o objetivo de dialogar e compartilhar vivências sobre questões que permeiam o cotidiano das mulheres negras.
“O dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra, comemorados em 25 de julho, é uma data de grande importância para enaltecermos as conquistas e os espaços ocupados pelas mulheres negras. Mas, também é o momento de apontamos e, sobretudo, combatermos todas as formas de violência que são cometidas contra as mulheres pretas. O contexto da pandemia da Covid-19 escancarou ainda mais esse triste cenário. Por isso, discutirmos a temática, reconhecermos a urgência das ações de combate e compartilharmos experiências configura-se num momento de resistência e luta, fundamental no espaço acadêmico”, avalia a professora Sheila.
As inscrições para o evento são realizadas por meio de formulário eletrônico disponível AQUI. O acesso à sala do Google Meet só será permitindo para membros da comunidade acadêmica que estiverem utilizando o e-mail institucional da UEPB.
Texto: Juliana Marques