Núcleo de Estudo e Pesquisa da UEPB promove conferências sobre influências e repercussões da Filosofia Medieval

30 de outubro de 2017

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval – “Principium” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove durante o mês de novembro seis conferências gratuitas e abertas a todos os interessados em Filosofia. As sessões acontecem sempre às 17h, na Sala 125, 1º andar da Central de Integração Acadêmica (CIA), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

As conferências abordarão a temática “Filosofia Medieval: influências e repercussões”, terão carga de 3 horas/aula por sessão e serão ministradas por professores da UEPB e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que também divulgarão as pesquisas que vêm sendo realizadas pelo “Principium”, coordenado pela professora Simone Marinho Nogueira.

Não é necessário realizar inscrição prévia, basta apenas assinar as listas de frequência em cada sessão. Outras informações podem ser adquiridas através do e-mail principiumfilosofia@gmail.com.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 7 de novembro (terça-feira)
Prof. Dr. Antonio Patativa de Sales (UEPB).
A fórmula Nisi credideritis, non intelligetis, em Agostinho de Hipona.

Dia 14 de novembro (terça-feira)
Prof. Dr. José Arlindo de Aguiar Filho (Principium/UEPB).
Literatura Italiana no Medievo tardio e sua repercussão na filosofia do renascimento.

Dia 20 de Novembro (segunda-feira)
Profa. Ms. Amanda de Oliveira da Silva Pontes (Principium/UEPB).
Mística e subjetividade: a idealização do indivíduo a partir do divino.

Dia 23 de Novembro (quinta-feira)
Prof. Ms. Janduí Evangelista de Oliveira (Principium/UEPB).
A vida é curta? Uma reflexão sobre a vida segundo Sêneca

Dia 28 de Novembro (terça-feira)
Prof. Dr. Cláudio Pedrosa Nunes (UFCG/Principium).
Jurisdição Judicial em Tomás de Aquino.

Dia 30 de novembro (quinta-feira)
Prof. Ms. Fernando José da Silva Monteiro (UEPB).
O esvaziamento de si na Mística de Meister Eckhart.