Núcleo de Educação e Atenção em Saúde promove 4º Fórum de Controle da Dependência Química de CG

27 de novembro de 2018

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 4 e 6 de dezembro, o 4º Fórum de Controle da Dependência Química da Cidade de Campina Grande, um espaço de discussão sobre os desafios provocados pelo uso, abuso e dependência do tabaco, álcool e outras drogas.

De acordo com a organizadora do evento, professora Clésia Pachú, a iniciativa anual tem como objetivo oferecer uma contribuição para a reflexão biopsicossocial da temática, apresentando propostas para a melhoria da qualidade de vida de todos que compõem a sociedade. Além dos estudantes inscritos para apresentação de trabalhos científicos, o Fórum também estará aberto para os demais interessados que quiserem participar como ouvintes.

A ação, que conta ainda com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde / Doença e Direitos Sociais (GEPSADDS) e do Programa de Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (PEPAD), terá a programação dividida entre dois locais distintos: pela manhã, das 8h às 12h, as atividades acontecem no Auditório da Secretaria de Cultura, no Largo do Açude Novo, e no período da tarde, das 13h30 às 17h30, as oficinas e defesas de trabalhos ocorrem no Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44, Centro.

De acordo com a programação do Fórum, a abertura contará com uma apresentação artística da comunidade terapêutica “O Resgate”, uma Organização Não Governamental (ONG) de Campina Grande que tem como objetivo acolher e tratar pessoas com dependência química em álcool e drogas. Dentre os painéis apresentados, estarão expostas temáticas como “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares”, “Perspectivas dos Dependentes Químicos de Campina Grande”, “Dependência Química e Emoções” e “Serviço Público e Dependência Química”.

Os participantes inscritos poderão escolher entre as oficinas “Massoterapia”, “Cultura de Paz”, “Yoga” e “As tecnologias leves no Trabalho com a saúde Mental”. Outras informações podem ser obtidas no site www.circularsaude.uepb.edu.br. Confira a programação completa:

Texto: Giuliana Rodrigues