Núcleo de Educação e Atenção em Saúde da UEPB inicia tratamento voluntário contra tabagismo

10 de maio de 2016

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (Neas) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inicia a partir de quarta-feira (11), as ações do Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas para docentes, técnicos e discentes da Instituição que desejam se livrar do tabagismo. A iniciativa propõe estimular os usuários da substância a buscar tratamento de forma voluntária para alcançar uma vida saudável.

As atividades terão início às 9h30, no Espaço Amarelo da UEPB, localizado no 2º andar do Prédio da Administração Central, em Bodocongó, e terá como metodologia utilizada as diretrizes do Ministério da Saúde tendo como órgão executor da política de tratamento de tabagista o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A responsável pela organização do tratamento é a professora Clésia Pachú.

De acordo com a professora, a dependência do tabaco, por exemplo, se encontra associada à predisposição para doenças e incapacidades com alta morbimortalidade, resultando em piora da saúde e da qualidade de vida da população. Ela afirma que tem sido observada a necessidade de tratamento cada vez mais próximo ao ambiente cotidiano do tabagista, inclusive com o desenvolvimento de atividades nos locais de trabalho que estimulem o usuário a cessar o vício.

Texto: Givaldo Cavalcanti