Núcleo de Acessibilidade e Inclusão recebe doação de acervo do professor Rivaldo Pereira dos Santos

11 de maio de 2021

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com o seu acervo de livros ampliado. O Núcleo recebeu todos os livros que compunham a biblioteca do professor Rivaldo Pereira dos Santos, da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), que faleceu em março deste ano em decorrência de complicações pela covid-19. Ao todo, foram doadas 30 caixas de livros de diversos autores e abordando temas estudados e trabalhados pelo docente.
O acervo conta com mais de 200 livros, incluindo algumas obras raras. A doação foi feita pelas irmãs do professor, Maria José de Almeida e Marly Pereira de Luna, e pela sobrinha, Janaína Pereira de Oliveira, atendendo a um desejo do educador que era doutor em Letras pela UFCG.
O professor Eduardo Gomes Onofre, fundador do NAI, pegou os livros na casa onde morava o professor Rivaldo Santos. Ele destacou a importância do acervo para o Núcleo, além de ressaltar que o professor Rivaldo Pereira havia manifestado o desejo de doar todo o seu acervo a uma instituição pública. O acervo é composto por livros históricos e outros que abordam temas como a cultura afro-brasileira e homo afetividade, temas que fizeram parte dos estudos do professor. As pesquisas do doutor em linguística abordavam temas como preconceitos, discriminação e conquistas desses grupos sociais.
O professor Eduardo disse ainda que os livros doados enriquecerão a biblioteca do NAI, que recebe muitos alunos para pesquisa sobre educação inclusiva, mas estava carente de bibliografia sobre os temas que faziam parte do acervo do professor Rivaldo. Após a pandemia, uma bibliotecária da UEPB fará o trabalho de higienização e catalogação do acervo.
A sobrinha do professor Rivaldo, Janaína Pereira de Oliveira, enfatizou que a família ajudou a realizar um desejo do professor, ao fazer a doação para a UEPB. “Ele sempre falava que queria que todo o seu acervo fosse doado a uma instituição pública. Por isso, escolhemos a UEPB”, disse. O NAI atualmente é coordenado pelo servidor técnico administrativo, Alindembergue Oliveira.
Texto: Severino Lopes