Núcleo de Acessibilidade e Inclusão celebra Dia Nacional do Sistema Braille com palestra virtual

14 de abril de 2021

“A Importância do Sistema Braille para o Processo de Ensino-Aprendizagem das Pessoas com Deficiência Visual” é o tema da palestra virtual organizada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille. A palestra será transmitida no dia 27 de abril, às 16h, pelo canal Rede UEPB no YouTube.
As professoras convidadas são Adenize Queiroz, docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro do Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, em Campina Grande; e Denise Bezerra, professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em João Pessoa, coordenadora do projeto pedagógico Trabalhando as Diferenças na Escola Aberta às Diversidades, segunda secretária da Associação Paraibana de Cegos (APACE) e membro da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill Para Cegos. O servidor Alindembergue Oliveira, coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UEPB, será o mediador da palestra.
O evento é uma promoção do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão através do projeto de extensão “Desenhando Linhas Inclusivas”. Interessados podem se inscrever por meio deste formulário eletrônico AQUI.
Braille
Braille é um sistema universal de leitura e escrita para pessoas cegas ou com deficiência visual. Foi criado pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida é do ano de 1837. O Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado no Brasil em 8 de abril, dia do nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado atualmente por milhões com deficiência visual em todo o mundo.
A data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender.
Texto: Juliana Rosas