Novos gestores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas são empossados para o biênio 2016/2018

4 de outubro de 2016

Em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior, foram empossados na tarde desta segunda-feira (3), no Auditório Pioneiros, os novos diretores e coordenadores dos cursos que compõem o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus V, em João Pessoa. A professora Jacqueline Echeverría Barrancos foi eleita diretora do Centro e tomou posse para um novo mandato de dois anos, tendo como diretor adjunto o professor Ênio Wocyli Dantas.

Na oportunidade, a professora Jacqueline lembrou as mudanças estratégicas com impacto social e ambiental implementadas pelos gestores Francisco Jaime e Giuliana Dias Vieira, recordou as dificuldades e conquistas obtidas ao longo dos dez anos de existência do Câmpus V, a contribuição do CCBSA para o desenvolvimento do Estado, destacando a participação nessa história como uma das fundadoras do Campus V e destacou a busca pelas instalações definitivas do Campus V como a principal meta da atual gestão.

“Temos a consciência da responsabilidade que assumimos no dia de hoje, os desafios que nos são apresentados e as expectativas e confiança depositadas. Nós acreditamos que é com a integração das pessoas e dos projetos institucionais da Universidade e de cada curso que podemos avançar e inovar. Enfim,  comprometo-me a ser uma gestora com visão solidária, com foco nas questões institucionais respaldada por uma gestão transparente, honesta e ética”, declarou Jacqueline.

A nova diretora destacou ainda o interesse em contribuir e apoiar as ações dos centros acadêmicos e iniciativas voltadas à assistência estudantil, o compromisso com a valorização do corpo docente e técnico administrativo e a política de comunicação e difusão científica do CCBSA que deverá ser implementada reiterando o respeito aos compromissos assumidos durante a campanha e a busca por tratamento igualitário e imparcial aos três segmentos.

O diretor adjunto, professor Ênio Wocyli Dantas, ressaltou a importância da participação de estudantes, docentes e técnicos administrativos para compôr uma equipe de trabalho e apoio à gestão e enfrentar os desafios que surgirem, construindo uma administração inspirada pela experiência dos gestores anteriores mas, com novas ideias e uma força de vontade para construir um legado próprio para o Câmpus V.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior parabenizou os empossados, recordou o trabalho desenvolvido pelos professores Francisco Jaime e Giuliana Dias Vieira e reafirmou o compromisso da Reitoria em buscar as condições de melhorias para o Centro. Segundo o reitor assumir cargos de gestão em tempos de crise é um desafio, e a construção de um espaço democrático de diálogo é algo necessário e importante nesse momento para superar as barreiras impostas pelos problemas financeiros enfrentados na atualidade.

Além dos novos diretores, tomaram posse para um mandato de dois anos os coordenadores dos cursos de graduação do CCBSA. No curso de Arquivologia assumiram a professora Esmeralda Porfirio de Sales (coordenadora) e Henrique França (coordenador adjunto); para o curso de Ciências Biológicas tomaram posse o professor Cleber Salimon (coordenador) e o professor Vancarder Brito (coordenador adjunto), e para o curso de Relações Internacionais assumiram o professor Felipe Reis (coordenador) e Julio Cabrera (coordenador adjunto).

Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos