Mostra de arte encerra atividades de 2018 do projeto de “Promoção da Saúde no Contexto da Atenção Psicossocial”

3 de dezembro de 2018

Como culminância das atividades desenvolvidas ao longo de 2018 pelo projeto de extensão “Promoção da Saúde no Contexto da Atenção Psicossocial”, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi realizado durante a manhã desta segunda-feira (3), uma Mostra de Cultura e Arte. A “Incluarte” aconteceu no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, e reuniu estudantes e professores envolvidos no projeto.

A atividade contou com exibição de vídeos produzidos pelos estudantes sobre a história da loucura, apresentação teatral com cinema mudo e exposição de trabalhos artesanais. Todas as atividades destacaram a importância do resgate da saúde mental. A coordenadora do projeto, professora Ardicleusa Alves Coelho, explicou que a iniciativa visa trazer pessoas com transtornos mentais para trabalhar com a equipe da UEPB, em uma socialização feita através das artes plásticas.

Atualmente, oito estudantes integram o projeto, que tem como objetivo criar um espaço de acolhimento para pessoas que fazem tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e encontram-se estabilizadas, tendo a arte como um veículo que possa direcioná-los à reintegração social. As oficinas terapêuticas acontecem quinzenalmente, nas segundas-feiras, às 16h, na Clínica de Enfermagem da UEPB.

Integram o projeto, além da professora Ardicleusa Alves, os professores José Evandro Soares e Erijakson Oliveira Damião. Compõem ainda o projeto, os alunos extensionistas Pedro Gonçalves dos Santos, Ana Maria Amâncio Francisco, Leonice Cris, Lidiane Monteiro dos Santos, Maria Claro Ramos, Walberlânia da Silva Andrade, Taillany Caroline e Juliano Marcelo.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Elidiane Galdino (Estagiária)