Ministro da Saúde visita o Nutes e destaca que tecnologia desenvolvida na UEPB deve ajudar a melhorar o SUS

28 de novembro de 2016

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na manhã desta segunda-feira (28) a visita dos ministros Ricardo Barros, da Saúde, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, que vieram conhecer toda a infraestrutura do local e as pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito das tecnologias aplicadas à saúde.

Desde a fundação do Núcleo, o Ministério da Saúde tem sido um parceiro importante ao disponibilizar recursos financeiros para compra de equipamentos e investimentos na infraestrutura. Os dois ministros chegaram ao Nutes acompanhados de integrantes do governo federal e de diversas autoridades políticas. No Laboratório de Instrumentação Biomédica e Ensaios, o professor Paulo Barbosa apresentou as pesquisas que envolvem a conectividade de dispositivos médicos usando a internet e o bluetooth e explicou como essa integração pode ser utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para minimizar custos e oferecer mais qualidade ao atendimento dos pacientes.

Nos laboratórios de Certificação e Engenharia de Software e de Tecnologias Tridimensionais Aplicadas à Saúde os ministros conheceram os projetos que serão desenvolvidos para auxiliar as pesquisas e a assistência às crianças com microcefalia, dentro de uma parceria que está sendo discutida com o ambulatório especializado no atendimento aos portadores dos distúrbios causados pela Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Durante a visita, o ministro Ricardo Barros reafirmou o que havia destacado durante a abertura do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que está ocorrendo em Goiânia. “A tecnologia deve ajudar a melhorar o Sistema Único de Saúde brasileiro”, ressaltando que o Ministério estará sempre aberto para apoiar iniciativas como a do Nutes, que demonstram grande potencial de inovação e de colaboração com o SUS.

Esta foi a segunda visita de ministros ao Nutes este ano. Em junho, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também esteve na UEPB para conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo. O reitor Rangel Junior ressaltou que estas visitas demonstram o potencial da Universidade de estabelecer parcerias importantes com todos os órgãos. “Essa articulação pensando na sociedade nos mostra que estamos no caminho certo para que a Universidade seja referenciada pelas suas pesquisas, pela extensão e pela formação de qualidade dos nossos alunos. As visitas dos ministros, que é algo raro nas universidades, são resultados desse trabalho que estamos desenvolvendo conjuntamente com todos que fazem a UEPB”, destacou Rangel.

Texto e fotos: Leonardo Alves