“Meu projeto em 3 minutos”: inscrições para programa de incentivo a estudantes se encerram dia 15

2 de agosto de 2021

Com o objetivo de contribuir com a divulgação, por meio da linguagem audiovisual, das ações de Pesquisa e Extensão desenvolvidas por discentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) seguem abertas até o dia 15 de agosto. O programa de divulgação do conhecimento “Meu Projeto em 3 Minutos” conta com uma premiação de R$ 3 mil para os primeiros colocados, R$ 1.700 para os segundos lugares, e R$ 1 mil para os terceiros colocados.
As inscrições, realizadas por meio de formulário eletrônico, podem ser feitas por estudantes de graduação que, durante a vigência do edital, devem estar vinculados a um programa de extensão ou pós-graduação, que estejam vinculados a algum projeto de pesquisa. Qualquer um dos estudantes vinculados aos projetos pode se inscrever individualmente e a premiação é destinada ao discente.
Nas modalidades de Pesquisa e Pós-Graduação, os estudantes precisarão indicar no ato da inscrição em qual das grandes áreas o projeto ao qual estão vinculados se enquadra: Interdisciplinar, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Artes, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas e da Saúde. Já para os estudantes vinculados a projetos de Extensão, a inscrição deve ser feita de acordo com umas das oito grandes áreas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.
O formato dos vídeos é livre, tendo como únicos itens obrigatórios o nome do discente, o nome do orientador/coordenador do projeto, o título do projeto e a indicação do curso ao qual o estudante é vinculado. A forma como esses itens serão contemplados no vídeo fica a critério do discente. Além disso, o vídeo não pode ultrapassar a duração de três minutos.
Após o cumprimento das regras estabelecidas em edital será realizada a primeira etapa da competição na qual os vídeos serão selecionados por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, três membros, que avaliarão a originalidade, compreensão, conteúdo da apresentação, comunicação, impacto visual e linguagem apropriada para público em geral.
A segunda etapa consiste na divulgação dos dois melhores trabalhos de cada categoria, que serão selecionados pela comissão julgadora e divulgados nas mídias sociais da UEPB (Facebook, YouTube e Instagram) para votação popular. Os vídeos com maior número de curtidas serão premiados. A ideia dessa competição é estimular a comunidade acadêmica a divulgar os projetos realizados pelos estudantes da UEPB, demonstrando o impacto e retorno dos investimentos para sociedade, apresentando algumas atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa, pós-graduação e extensão e popularizando o conhecimento científico.
Os interessados em participar poderão enviar seus vídeos até o dia 15 de agosto. A perspectiva é que a divulgação do resultado da competição ocorra em outubro, com premiação prevista para integrar a programação das semanas de extensão e iniciação científica da UEPB. Todos os detalhes sobre o “Meu Projeto em 3 Minutos” estão disponíveis no edital .
Texto: Juliana Marques