Mestres em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPB se destacam em programas de outras IES

22 de junho de 2016

Com 158 alunos matriculados atualmente, o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tâm contabilizado importantes conquistas. Três alunos dos programas foram aprovados recentemente no Doutorado em Ciência da Tecnologia e Educação, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e no Programa de Pós-Graduação em Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Tiago dos Santos Freitas e José Jeferson Aguiar dos Santos, foram aprovados para o Doutorado da CEFET, enquanto que Felipe de Lima Almeida foi aprovado para o programa da UFRN. Eles fizeram questão de comunicar a aprovação à coordenação do programa de Pós-Graduação da UEPB, reconhecendo a importância da Instituição nessa conquista.

Além deles, o estudante Eric Macedo Carvalho, também oriundo do Mestrado da UEPB, foi aprovado no Concurso Público da Universidade de Pernambuco (UPE), Câmpus de Petrolina, na área de Educação Matemática. Rafaelle da Silva Sousa, da área de Ensino de Física, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), enquanto Mayara Larrys Gomes de Assis, da área de Educação Biológica, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN.

O professor José Joelson Pimentel de Almeida, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática ressalta que o sucesso alcançado pelos alunos egressos da UEPB traduz a qualidade dos mestrados da Instituição ofertados pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Ele enfatiza que desde que foi criado, em 2007, o Mestrado se transformou em um dos mais concorridos da UEPB, já tendo mais de 100 dissertações defendidas.

E a procura por vaga no programa tem crescido a cada ano. Somente nas últimas duas seleções entraram 58 novos mestrandos, sendo 25 alunos integrantes de convênio firmado entre UEPB e Secretaria de Educação do Estado, e outros 33 na seleção de ampla concorrência. Atualmente, 62 alunos estão matriculados no Mestrado Acadêmico e 96 no Mestrado Profissional. Os mestrados, com dois anos e meio de duração, funcionam nas segundas e terças-feiras, no CCT, em Campina Grande, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

O mestrado começou atuando com duas áreas: Educação Matemática e Ensino de Física. Recentemente foram implantadas as áreas de Educação Química e Educação Biológica. O programa conta com duas linhas de pesquisa: “História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática” e “Metodologia Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciência e Educação Matemática”.

Texto: Severino Lopes