Membros do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos participam de capacitação no CCJ

22 de outubro de 2019

Uma capacitação voltada para cerca de 50 conciliadores que vão atuar em Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das Comarcas de Campina Grande, Queimadas, Bananeiras e Guarabira foi realizada no último dia 17 de outubro, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.

A aula inaugural foi ministrada no período da manhã, pelo diretor-geral do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Leandro dos Santos, que falou aos participantes sobre o panorama da Justiça Consensual no Brasil e no Estado da Paraíba. Na sequência, teve início o curso, com explanação do diretor adjunto do Nupemec, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior.

No período da tarde, a capacitação foi conduzida pelo magistrado Fábio Leandro de Alencar Cunha e pela servidora Janecleide Lázaro, ambos integrantes do Nupemec. De acordo com o também diretor adjunto do Nupemec, juiz Bruno Azevedo, a formação possui 100 horas/aula, das quais 40 horas são teóricas, a serem realizadas por três semanas, durante as quintas e sextas-feiras. Em seguida, começam as aulas práticas (60 horas/aula), que ocorrem nos próprios Cejuscs.

Entre os assuntos abordados na capacitação estão: Teoria do Conflito, Teoria dos Jogos, técnicas de aplicação dos métodos consensuais, como conciliação e mediação, fundamentação da Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros. A Resolução nº 125 do CNJ dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Fonte: Gabriela Parente (Ascom/TJPB)