Livro sobre teorias e práticas docentes no ensino de Ciências e Educação Matemática será lançado segunda

1 de novembro de 2019

Na próxima segunda-feira (4), será lançado o livro “Teorias e Práticas Docentes no Ensino de Ciências e Educação Matemática”, organizado pela professora Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita e pelo mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Lucas Henrique Viana. O lançamento ocorrerá no Bloco C do Centro de Ciências e Tecnologias (CCT), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O livro, publicado pela Editora CRV, contém estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPB sobre o pensar e o fazer docente em diferentes cenários escolares à luz das teorias de aprendizagem. A experiência vivenciada nas pesquisas foram transcritas nas páginas do livro. Com 11 capítulos, a obra aborda diferentes áreas do conhecimento tais como Matemática, Química e Tecnologias Digitais, que são apresentadas de forma articulada e buscam debater temas motivadores e de interesse para aqueles que atuam na Educação ou áreas afins em qualquer nível de ensino.

Em um trajeto surpreendente, os leitores são convidados a imergir nas reflexões sobre algumas teorias de aprendizagem – sejam elas em determinados momentos clássicas e, em outros, contemporâneas – que embasaram os olhares e o fazer dos autores ao articularem teorias e práticas. Além das teorias, a leitura é um convite para mergulhar em diferentes cenários escolares e suas respectivas realidades, que fazem parte das mais variadas regiões da Paraíba, dando, dessa forma, visibilidade ao trabalho desenvolvido e experienciado.

Os relatos dos autores que compõem a obra trazem à luz pesquisas e evidências que podem subsidiar novos itinerários e motivar pesquisadores, educadores, estudantes e pais, sejam eles no Ensino de Ciências, de Matemática ou de outras áreas do conhecimento, fazendo uso de recursos analógicos e/ou digitais nos mais diferentes cenários educacionais. Segundo os organizadores, a discussão sobre teorias e práticas docentes é uma das temáticas que tem ocupado o cenário acadêmico nacional e internacional, mobilizando teóricos, pesquisadores e educadores de forma geral, a elaborar teorias e metodologias que façam a interlocução entre os contextos social, tecnológico e educacional.

Texto: Severino Lopes