Livro sobre dinâmica do uso de drogas é lançado no 6º Fórum de Controle da Dependência Química

16 de dezembro de 2020

“Dinâmica do Uso de Drogas no Ciclo Vital”, livro que conta com a autoria de membros e egressos do Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), foi lançado nesta terça-feira (15), no primeiro dia de atividades do 6º Fórum de Controle da Dependência Química da Cidade de Campina Grande. A atividade é uma realização do NEAS, por meio do Programa de Educação e Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A obra recém-lançada é uma coletânea de estudos desenvolvidos pelo NEAS/UEPB sobre a dinâmica do uso de drogas da gestação, até a terceira idade, onde se faz a apresentação do consultório farmacêutico como política pública de saúde e é destinado a todas as pessoas interessadas no controle do uso de drogas. O livro, edital pela Editora CRV, foi organizado pela professora da UEPB, Clésia Oliveira Pachú, também organizadora do 6º Fórum de Controle da Dependência Química da Cidade de Campina Grande. “Este livro é a materialização do empenho em manter firma o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão da UEPB. Estamos entregando à sociedade o que pesquisamos até agora”, comentou a docente.

Com tema “Covid-19 e Dependência Química”, as atividades do fórum acontecem das 8h às 11h e das 14h às 17h, com palestras e depoimentos de como os dependentes químicos estão vivendo esses momentos de pandemia. Nesta quarta-feira (16), foram apresentados os trabalhos realizados pelo PEPAD. No evento, participam membros de entidades como Alcoólicos Anônimos (AA); Narcóticos Anônimos (NA); ONG Amor-Exigente (AE), que atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos; e Consultório na Rua, estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

Segundo a professora Clésia, discussões giraram em torno da assistência às comunidades de dependentes químicos no país, publicidade de cigarros e legislação brasileira, em especial o projeto de lei 399/20, que versa sobre a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta cannabis sativa em sua formulação. Encerrando o 6º Fórum, nesta quinta-feira (17), a principal atividade será a escuta de depoimentos de dependentes pelos membros do Neas, PEPAD e entidades participantes.

O evento acontece com transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, e com discussão no perfil do Instagram do NEAS.

Texto: Juliana Rosas
Foto: Ilustração