Livro internacional sobre determinação de distância astronômica contará com participação de professor da UEPB

18 de outubro de 2016

Como se mede distâncias até aglomerados de galáxias e qual a utilidade disto para a astrofísica e para a física fundamental? Essas questões fazem parte do capítulo 5 do livro “Astronomical Distance Determination in the Space Age”, que será lançado em breve pela editora alemã Springer, contando com a colaboração do professor Rodrigo Holanda, do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O livro possui oito capítulos sobre técnicas de determinação de distâncias em astrofísica e sua importância para a física e astronomia. Em cada capítulo foram convidados pesquisadores ativos que dominam o conteúdo abordado. “Foi com uma surpresa muito grande que recebi o convite, embora venha trabalhando  bastante neste tema desde o meu doutoramento. O livro conterá o que de mais novo existe em medidas de distâncias astronômicas e suas relevâncias não só para a área, mas como também para a física fundamental, uma vez que as estruturas astronômicas funcionam como uma espécie de laboratório com condições não encontradas no nosso Planeta”, destacou o professor.

Na sua participação no livro, professor Rodrigo faz uma revisão do método de obtenção de distâncias até aglomerados de galáxias, as maiores estruturas ligadas gravitacionalmente do universo. O professor explica detalhadamente como a distância é obtida via observações na banda de rádio e raios-x destas estruturas e apresenta como estas distâncias podem ser usadas para obter parâmetros cosmológicos fundamentais para a compreensão do cosmos, bem como investigar temas de física fundamental, como a possível evolução espacial-temporal das constantes físicas fundamentais e possíveis desvios da teoria da relatividade geral de Einstein.

O capítulo de autoria do professor Rodrigo Holanda leva o título traduzido de “Medidas de distâncias até aglomerados de galáxias”. A divulgação dos trabalhos que compõem a obra será em duas fases, onde primeiramente todos os capítulos sairão como artigos em uma renomada revista de revisão de temas científicos, a Space Science Reviews (IF=7.3), e posteriormente será feito o lançamento do próprio livro pela editora Springer. O organizador central da publicação é o professor Richard de Brijs, emérito da Universidade da Flórida.

Professor Rodrigo Holanda, bolsista PQ do CnPQ, possui 28 artigos científicos sobre distância astronômica publicados, que podem ser acessados através do link https://arxiv.org/find/astro-ph/1/au:+Holanda_R/0/1/0/all/0/1.

Texto: Tatiana Brandão