Livro “Álgebra Abstrata Básica” de professor do curso de Matemática é lançado pela Livraria de Física da USP

23 de abril de 2021

A obra “Álgebra Abstrata Básica”, do professor Vandenberg Lopes Vieira, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi lançada neste mês de abril pela Livraria de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), em co-edição com a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). O livro do professor Vandenberg Lopes conta com mais de 1.600 páginas, está dividido em três volumes e é destinado essencialmente aos alunos de graduação em Matemática, contudo, contém tópicos que muito frequentemente são estudados pelos estudantes de Engenharia Elétrica e Computação.
A produção faz parte da “Coleção Textuniversitários”, que já contém a obra “Um Curso Básico em Teoria dos Números”, também de autoria do professor Vandenberg. Esta última é o Número 7 desta coleção, que foi finalista do Prêmio Jabuti, no ano de 2016, na categoria de Engenharias, Tecnologias e Informática. Os três volumes, de números 8, 9 e 10 da coleção deverão ser publicados em maio desse ano, e podem ser adquiridos por meio do endereço eletrônico: https://www.livrariadafisica.com.br/default.aspx.
A “Coleção Textuniversitários” é composta por autores de renome como, por exemplo, César Polcino Milies, ganhador do prêmio Jabuti em 1999; José Felipe Voloch, professor da Universidade do Texas, em Austin; Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, que em 2009 recebeu o prêmio da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA) por suas contribuições ao avanço da Matemática; e Yoshiharu Kohayakawa, matemático nipo-brasileiro que trabalha em Matemática Discreta e Teoria das Probabilidades; bem como Vitor de Oliveira Ferreira e Lúcia Satle.
Fundada em março de 1989, a Livraria da Física tornou-se referência na venda de livros didáticos, paradidáticos e dos mais variados assuntos ligados às Ciências. Hoje, ela conta com um acervo de mais de 100 mil livros cadastrados, possibilitando a milhares de alunos e professores no Brasil melhorarem seus conhecimentos. Ganhadora dos Prêmios Jabuti dos anos de 2004, 2011, 2013, 2015 e 2016, e finalista de diversas outras edições, a Livraria da Física, com seus mais de 500 livros publicados, é uma das mais notórias editoras do país.
Texto: Severino Lopes