Live cultural marca aniversário de 14 anos do Centro de Ciências Humanas e Exatas, em Monteiro

8 de setembro de 2020

Música, poesias e recordações. Como parte das comemorações dos 14 anos do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) Câmpus VI, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro, será realizado nesta terça-feira (08), uma live com a Orquestra Sanfônica da UEPB e o  grupo 3 de Nós e convidados. A apresentação acontece a partir das 19h e será transmitida ao vivo pelo YouTube através da rede UEPB, por meio do Canal CCHE/UEPB Monteiro

O diretor do Centro, o professor Adeilson  da Silva Tavares, destacou que a live será um momento especial para celebrar o aniversário do Câmpus que levou desenvolvimento ao Cariri paraibano.  Ele lembrou que o evento será realizado em parceria com a Prefeitura de Monteiro.

Uma das organizadoras da Live, a professora Dalila Gomes destacou que os estudantes, técnicos e professores, bem como o público interessado, já podem acessar o Canal CCHE/UEPB Monteiro no You Tube e definir o lembrete para não perder o início.  “Estamos preparando uma grande festa com o Grupo 3 de Nós, que é uma formação aqui do CCHE, do professor José Luiz do curso de Matemática, da aluna Tatiana Oliveira, do curso de Letras/Português, e do músico e maestro, Claudinho de Monteiro. E também teremos a apresentação da Orquestra Sanfônica da UEPB, que é fruto das aulas de sanfona do Núcleo de Artes Zabê da Loca, que fomenta a cultura local” destacou a professora.

Ela lembrou que através das atividades desenvolvidas pelo Núcleo, alunos podem aprender a tocar esse instrumento. Ao todo, sete dos alunos do curso vão participar da Live. A professora Dalila Gomes também ressaltou que a organização da Live está mantendo todas as recomendações de saúde para evitar o contágio do Covid-19, inclusive tendo firmado uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Durante a Live, alguns agentes de saúde vão auxiliar no controle e manutenção das medidas de segurança como o uso de álcool em gel e máscara, além de  ajudar a  manter o distanciamento social.

Criado em junho de 2006, Centro de Ciências Humanas e Exatas foi fruto da política de interiorização da Universidade Estadual da Paraíba e recebeu o nome de Câmpus Pinto do Monteiro, em homenagem ao bardo do Cariri, ícone da cultura popular. A chegada da UEPB garantiu desenvolvimento da Região. O Centro  tem atuado, em nível de graduação e pós-graduação, na formação de pedagogos, bacharéis em Ciências Contábeis e de professores de Língua Portuguesa, de Língua Espanhola, de Matemática e de Educação Física.

Texto: Severino Lopes