Liga de Curso de Odontologia de Araruna promove 1º Congresso on-line de Anatomia da cabeça e pescoço

28 de outubro de 2020

Professores e estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), Câmpus VIII da Instituição, em Araruna, promovem o 1º Congresso on-line de Anatomia da cabeça e pescoço (CONACAPE ). A edição 2020 do evento será realziada pela Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada (LACAAP) do Câmpus VIII, que acontece entre os dias 15 e 18 de dezembro.

O congresso será composto por palestras, mesas redondas, e apresentação de trabalhos científicos. A atividade foi idealizada pelos componentes da LACAAP a partir da necessidade da realização de eventos científicos durante a pandemia do novo Coronavírus. A Coordenação do CONACAPE observou que o evento não será um congresso específico apenas para o curso de Odontologia, apesar de ser realizado por acadêmicos e docentes da área. O objetivo é integrar todos os cursos da área de Saúde, com aplicações na anatomia da cabeça e pescoço, suas correlações clínicas, fisiológicas ou patológicas.

Diante da realidade deste ano atípico, os membros da Liga julgaram ser necessária a adaptação de eventos presenciais. Dessa forma, decidiram, valorando a obtenção e o aprofundamento dos conhecimentos nas Ciências da Saúde, especificamente na anatomia da cabeça e pescoço, realizar um congresso no formato on-line. Em sua primeira edição, o congresso terá transmissão pela plataforma YouTube, respeitando suas regras de privacidade e divulgação de imagem de todos os participantes.

Foram selecionados 30 monitores para o evento por meio de edital divulgado da Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada, que tem como presidente o professor Gustavo Correia Basto da Silva. Conforme estabelece o documento, as palestras acontecerão nos quatro dias do evento, a partir das 18h, enquanto as apresentações orais de trabalhos científicos acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, das 14 às 17h. Os participantes terão direito a certificados emitidos por meio da Coordenação do curso de Odontologia da UEPB. Mais informações podem ser obtidas a partir do edital de normatização do evento, disponível AQUI.

Texto: Severino Lopes