Laboratório Itinerante da Universidade Estadual da Paraíba realiza ações de Saúde em Serra Branca

26 de abril de 2017

Dentro das comemorações alusivas aos 58 anos de emancipação política da cidade de Serra Branca, no Cariri paraibano, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Laboratório Itinerante (LABIT), realizou nesta quarta-feira (26) um conjunto de ações de saúde voltadas para a melhora da qualidade de vida da população. O LABIT é um programa de Extensão da UEPB e envolve vários projetos oriundos de cursos como Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física.

Em contato direto com a população, 30 estudantes e seis professores envolvidos no programa, sob a coordenação do professor Josinaldo Barbosa, foram distribuídos em vários estandes para prestar o serviço gratuito a população. Foram realizadas ações como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e palestra pelos acadêmicos de Enfermagem. Os estudantes de Odontologia prestaram orientações sobre higiene bucal – como fazer a escovação correta – e aplicação do flúor, entre outros serviços.

Já os alunos de Educação Física realizaram um trabalho voltado para recreação e aeróbica, bem como a medição do nível de massa corporal (IMC), enquanto a equipe de Fisioterapia desenvolveu atividades relacionadas a orientação postural e respiratória. O pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira, destacou que a Instituição tem uma série de parcerias com a cidade de Serra Branca, o que favoreceu a ida do Laboratório Itinerante para o município.

Pereira ressaltou o aspecto social do LABIT, que tem proporcionado aproximar a Universidade da população e, com isso, contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ele lembrou que somente este ano o programa já esteve em três cidades, realizando ações educativas e de saúde. A pretensão é ampliar as ações. “São serviços prestados a população e a partir desses serviços as pessoas são encaminhadas para o atendimento especializado”, observou.

Executado há vários anos na UEPB, o LABIT é um programa multidisciplinar de atividades extensionistas que tem o intuito de levar os serviços de Saúde até a comunidade através de ações de cidadania, promovendo a disseminação de informações no que diz respeito à promoção, educação em saúde e a qualidade de vida das pessoas. O principal objetivo é desenvolver atividades de extensão nas comunidades ou qualquer outra instituição levando os acadêmicos a interagir com a sociedade, visando a troca de conhecimentos.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação PROEX