Laboratório de Ecologia Aquática retorna atividades com equipe restrita para controle de qualidade das águas

30 de março de 2020

O Laboratório de Ecologia Aquática (LEAq) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) retornou suas atividades nesta segunda-feira (30), após solicitação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por desenvolver um trabalho essencial para a população. O setor que, junto aos demais serviços da Instituição, estava com seu funcionamento alterado devido à Portaria UEPB/GR/0014/2020, que suspendeu as atividades acadêmicas em todos os câmpus da UEPB até o dia 12 de abril, retornou as coletas de água que monitoram a presença das cianobactérias e toxinas das captações e das estações de tratamento de água no Estado.

Segundo o documento encaminhado pela Cagepa, de acordo com o Art. 3º previsto na Lei 13.979, que resguarda o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, a captação, o tratamento e a distribuição de água são indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade e, se não atendidas, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população. Dessa forma, para evitar a presença de gosto e odor na água devido a uma cianobactéria e para que não se some à pandemia da Covid-10, o LEAq retornou com equipe restrita para o cumprimento dos seus trabalhos.

De acordo com o professor José Etham de Lucena Barbosa, coordenador do LEAq, já nesta segunda-feira duas equipes viajaram para coleta, uma para o Sertão e Alto Sertão do Estado, e outra para a região do Cariri. As equipes são compostas por um motorista e dois coletores. “Já nas dependências do Laboratório de Ecologia Aquática temos três microscopistas, três pessoas na análise de cianotoxinas, na análise de clorofila e mais três nas análises dos parâmetros químicos, no Laboratório de Pesquisa em Ciências Ambientais (LAPECA), que funciona no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)”, explicou professor Etham.

Além do trabalho desses profissionais, o LEAq também conta com uma servidora auxiliar de serviços gerais, que está responsável por fazer a limpeza e higienização do local, possibilitando a prática das atividades no laboratório, seguindo todas as recomendações de atenção à saúde. O laboratório está adequadamente munido de álcool gel, sabão líquido, máscaras e orientações minuciosas de restritividade quanto a não estarem circulando ou participando de nenhuma outra atividade que coloque em risco os colegas de trabalho e a coletividade.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, ressaltou a importância das atividades do LEAq, uma vez que o trabalho desempenhado no local tem dado uma contribuição muito importante no que se refere à verificação da qualidade da água que é distribuída para todo o Estado da Paraíba. “A Universidade parou aquilo que pode parar. Atividades como estas do LEAq são fundamentais para o bem coletivo. A Instituição se compromete, nesse momento de crise, com várias ações, como a produção de máscaras, peças para respiradores, álcool em gel, sabão líquido, fazendo atendimento voluntário para vacinação, garantindo bolsas para os estudantes. E a verificação da qualidade da água é mais uma contribuição da UEPB nesse momento”, disse Rangel.

Texto: Givaldo Cavalcanti