Laboratório de Análises Clínicas volta a funcionar com novas medidas de segurança para atendimento ao público

22 de junho de 2020

Após se adaptar a novas medidas de segurança, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) voltou a funcionar, nas terças e quintas-feiras, das 7h às 13h, seguindo novas medidas de segurança devido à pandemia de Covid-19. O retorno das atividades ocorreu após reunião de planejamento, na qual foram avaliadas todas as necessidades de equipamentos de proteção para realizar o atendimento ao público. Toda a equipe do LAC passou por testagem sorológica e recebeu EPIs para a execução dos trabalhos.

Professora Nícia Stellita, chefe do Departamento de Farmácia, explica que a equipe está resumida, visto que as pessoas consideradas de grupo de risco foram orientadas a permanecer em casa durante a pandemia. Com o retorno das atividades do LAC, o setor está à disposição de toda a comunidade acadêmica, bem como do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para os exames solicitados pela Unidade Básica de Saúde que funciona no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

O coordenador do LAC, professor Clênio Duarte Queiroga, ressalta que a atendimento ao público pode aumentar dependendo da demanda, até que o setor volte a funcionar normalmente. Ele lembra que qualquer unidade básica de saúde pode solicitar os serviços do laboratório. Com o Certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o LAC da UEPB realiza exames gratuitamente para a população de Campina Grande e região circunvizinha.

Instalado no prédio das Três Marias, no Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS) do Câmpus de Bodocongó, o laboratório tem se destacado pela forma rápida com que realiza e entrega o resultado dos exames, eliminando a burocracia do serviço público. O alto padrão de confiabilidade é uma das marcas do LACo, que realiza 74 tipos de exames hematológicos e bioquímicos, a exemplo de hemograma, plaquetas, toda a parte de hemocultura, microbiologia e enzimas.

Para ter acesso ao LAC, os usuários precisam passar por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e, posteriormente, a requisição de exames laboratoriais é autorizada por profissionais destas unidades na Central de Marcação, da Secretaria Municipal de Saúde que, por sua vez, faz o encaminhamento dos pacientes aos locais credenciados.

Texto: Severino Lopes