Jornada Formativa em Cuidados Paliativos discutirá os desafios da atuação dos profissionais de saúde

6 de julho de 2016

Cuidados Paliativos

Nos dias 5 e 6 de agosto, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a 1ª Jornada Formativa em Cuidados Paliativos da Paraíba, com o tema “Refletindo e capacitando os profissionais de saúde para os desafios da atuação”. O evento faz parte da Cota 2015/2016 do Edital PROAPEX, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Para participação na jornada estão sendo ofertadas 180 vagas e as inscrições devem ser feitas online, através do endereço eletrônico http://www.cuidadospaliativos72.wix.com/cpuepb. No credenciamento, a coordenação do evento solicita a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou materiais de higiene pessoal, que serão doados a instituições de apoio a pessoas em tratamento de câncer.

A jornada será ministrada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de saúde da UEPB, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grade (UFCG), do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do IMIP e do Complejo Hospitalário Universitário, do Campus de la Salud, da Espanha.

Conforme os organizadores do evento, a contemporaneidade promove um mundo em constante transformação. Fenômenos como o envelhecimento populacional, causado principalmente pelas ‘hard’ tecnologias em saúde, como a sofisticação de exames diagnósticos, medicamentos de última geração, tratamentos de controle e cura de doenças crônicas e infecciosas, acenderam o alerta para as questões do futuro.

Se, por um lado, o envelhecimento representa uma vitória das profissões de saúde, por outro paga-se o preço de conviver com as doenças crônicas e degenerativas por um tempo maior. Um paradoxo que tem em sua interface a questão da qualidade de vida e o processo de morrer. Um tema tão instigante e urgente precisa ser encarado de modo científico e ético, sendo esta a principal razão para a propositura da Jornada Formativa em Cuidados Paliativos.

A filosofia dos cuidados paliativos tem como fundamentos básicos proporcionar qualidade de vida, aliviar os sofrimentos e trabalhar os sentidos de vida, em pessoas com doenças graves que ameaçam a continuidade da vida. Trata-se de um cuidado que precisa ser feito de modo integrado com uma equipe multidisciplinar que trabalhe em prol do bem estar físico, psicológico, social e espiritual dos doentes e suas famílias, durante todo o processo de adoecimento, morte e luto.

O objetivo estabelecido para a jornada é contribuir para a capacitação de estudantes e profissionais da saúde em suas atuações em cuidados paliativos. O fundamento teórico e ético para esta capacitação se ancorará nos princípios e na política de humanização proposta pelo Sistema Único de Saúde (SUS), articulando também os saberes, as experiências e os avanços observados tanto no Brasil como nos países que já têm maior tradição em cuidados paliativos. A meta a alcançar é contribuir efetivamente para a formação técnica, cidadã e ética dos profissionais e acadêmicos da saúde para a atuação em cuidados paliativos.

Outras informações pelo e-mail cuidadospaliativosuepb@gmail.com ou pelo telefone (83) 3315-3473.