Jornada de Administração Pública é realizada com participação de estudantes e profissionais da área

26 de setembro de 2016

Gestão estratégica, planejamento de carreira, eficiência e inovação organizacional, são alguns temas em ascensão na área de administração, mas, geralmente, atribuídos à iniciativa privada. Porém, na sexta e sábado, 23 e 24 de setembro, no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba, tais temáticas foram discutidas com foco na gestão pública, durante a 1ª Jornada Nacional de Administração Pública (JONAP) promovida pelo curso de Administração Pública da UEPB, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD).

O evento reuniu estudantes e profissionais de Administração, Arquivologia, Relações Internacionais e áreas afins, que participaram de palestras, oficinas, minicursos e apresentaram trabalhos científicos durante a sessão de apresentação de pôsteres realizada no sabádo (24) pela manhã.

A mesa de abertura da JONAP contou com a participação da pro-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância da UEPB, professora Eliane Moura; da coordenadora do curso de Administração Pública da UEPB e responsável pela organização da JONAP, professora Jacqueline Echeverria Barrancos; da representante do Conselho Regional de Administração, Yêda Silveira; da docente da UEPB coordenadora geral dos Grupos de Trabalhos da JONAP, Manuela Maia e do representante dos estudantes de administração pública da UEPB, Josivaldo Dias Barbosa.

A coordenadora do evento, professora Jacqueline Barrancos, destacou a importância da iniciativa para que estudantes, egressos e profissionais de Administração Pública e áreas afins possam discutir temáticas atuais na área de gestão, voltados à valorização da carreira, ter conhecimento sobre as tendências no mercado atual e socializar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas.

Na oportunidade, a professora Eliane Moura destacou a dedicação da coordenação do curso de Administração Pública para a realização da JONAP e apresentou as conquistas da PROEAD no contexto da formação de gestores no Estado.

“Nós possuímos um programa de formação inicial e continuada de gestores com nossos cursos de graduação em Administração Pública, as especializações em gestão em saúde, gestão pública e gestão pública municipal, e esse evento serve para apresentarmos parte da produção destes alunos. Além disso, recentemente, estreitamos os laços com municípios paraibanos para a efetivação de uma parceira no sentido de ofertarmos o Curso de Gestão Pública Tecnólogo, voltado a servidores públicos municipais, que deve ter início em 2017, o que reflete a nossa preocupação em possibilitar uma formação de qualidade para os agentes públicos do Estado da Paraíba”, avalia a pro-reitora.

A noite da sexta-feira (23) contou com a palestra “Gestão Estratégica na Gestão Pública”, ministrada pelo gestor público da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG/PE), Murilo Henrique Alves Baihe. Graduado Administração pela UEPB, com Pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades, o palestrante discutiu as principais dificuldades da administração pública e os caminhos para a realização de uma gestão estratégica e eficaz.

“Temos que pensar na gestão pública com mais criticidade, fazer com que ferramentas usadas com sucesso na gestão privada possam ser usadas na gestão privada para tornar a gestão pública mais eficiente, eficaz, gerar mais valor, entregar mais resultado. As pessoas querem atendimento com qualidade, ver resultado em forma de retorno social, não é questão ideológica, a eficiência não tem partido, e é preciso que as pessoas participem politicamente e se envolvam em todo esse processo para que tenhamos uma administração pública de qualidade”, avaliou Murilo.

Durante o evento foi realizada a oficina “Coaching de excelência para a sua carreira profissional”, ministrada pela professora Izolda Carvalho, que possui especialização em Gestão Empresarial e de Pessoas, é Mestranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento e possui formação em Coach de Vida e de Carreira pelo Instituto Brasileiro de Coaching, apresentou as ferramentas do coaching e os resultados que podem ser alcançados.

“O coaching possibilita a inteligência emocional, a capacidade de programar-se para entender melhor o mundo, ter foco, metas, conhecimento e autoconsciência, algo que em todas as profissões é necessário. E as pessoas precisam equilibrar carreira, vida pessoal, entender melhor como se posicionar nesse projeto de vida”, explicou Izolda Carvalho.

Também integrou a programação do evento a mesa redonda “Como tornar a Administração Pública mais eficiente, eficaz e efetiva?”, que contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas  do Estado da Paraíba, Antônio Gomes Vieira Filho; do coordenador adjunto do curso de Arquivologia da UEPB, professor Antônio Germano Ramalho, e do ouvidor da UFPB, César Emanoel de Lima.

Ao longo do evento os participantes doaram alimentos não perecíveis que serão doados para a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Vila Vicentina Júlia Freire (VVJF), localizada em João Pessoa, que já conta com projetos de extensão da UEPB em desenvolvimento no local. Realizada pela PROEAD da UEPB a JONAP contou com o apoio do Café São Braz durante os dois dias de evento.

Texto e fotos: Juliana Marques