Inscrições para Especialização em Filosofia da Educação são prorrogadas até o dia 28 de setembro

29 de agosto de 2018

A Coordenação da Pós-Graduação em Filosofia da Educação (PGFILE – Lato Sensu) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prorrogou, até o dia 28 de setembro, as inscrições para nova turma da Especialização em Filosofia da Educação. A Especialização dispõe de uma carga horária de 360 horas/aula, tendo como público-alvo professores das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

As inscrições devem ser efetuadas através do e-mail filosofia@uepb.edu.br e posteriormente ratificadas com o envio dos documentos pertinentes à inscrição, via correios ou entregues diretamente na Secretaria do Curso, no horário das 8h às 12h e das 19h às 21h, na Rua Domitila Cabral de Castro, S/N – 1º andar, Sala 126-B, Bairro Universitário – CEP: 58.429-570, Campina Grande – PB.

São necessários para se inscrever a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada; declaração de ciência dos termos do edital de seleção; cópia autenticada do diploma de graduação, devidamente registrado, ou outra documentação que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação, antes do início do curso de Especialização; cópias do documento de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante da última votação; comprovante de quitação com o Serviço Militar; uma cópia do Currículo Lattes em versão impressa e encadernado com documentos comprobatórios; três cópias do projeto de pesquisa.

O Curso tem como objetivo geral capacitar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, professores de Filosofia e de áreas afins que atuam no Ensino Fundamental, Médio e na Graduação. Dentre os objetivos específicos figuram aprofundar o conhecimento sobre o tema da Educação na tradição filosófica, recorrendo a autores e escolas paradigmáticas acerca do tópico; dialogar com os grandes temas da Educação contemporânea a partir de reflexão filosófica; promover debates tendo como eixo a formação de Licenciatura em Filosofia; reunir pesquisas sobre Filosofia da Educação e trazer para o debate acadêmico atual os fundamentos teórico-filosóficos sobre a relação entre a teoria e a prática, no campo da Educação.

Constam como temas de pesquisa contemplados pela Especialização: Teoria Crítica e Educação; Estética e Educação; Fundamentos Filosóficos e Éticos em Educação; Educação e Hermenêutica; Filosofia da Educação; Antropologia Filosófica e Educação; Vanguardas Filosóficas e Educacionais: Neoliberalismo, Pós-Modernismo e Marxismo no Pensamento Pedagógico Contemporâneo; Filosofia e Políticas Públicas Educacionais.

O processo seletivo da Pós-Graduação em Filosofia da Educação compreenderá prova escrita e análise do projeto de pesquisa e Currículo Lattes. Ambas as etapas são eliminatórias e classificatórias. A prova escrita ocorrerá no dia 20 de outubro, na Central de Integração Acadêmica. No dia 25 do mesmo mês será feita a análise do projeto e do currículo. O resultado final será divulgado no dia 26 de outubro.

As aulas da Especialização serão ministradas aos sábados, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Expositivas e dialogadas, elas abrangerão atividades variadas, a exemplo de seminários, análises de textos, elaboração de relatos de experiência, entre outros trabalhos executados dentro e fora da sala de aula. A duração total do Curso é de no máximo 12 meses, com início em setembro deste ano e término em maio de 2019.

A Especialização em Filosofia da Educação é coordenada pelos professores Valmir Pereira e Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha. Conforme acrescentou Valmir, os docentes do Departamento de Filosofia da UEPB estão organizando uma proposta de criação do Mestrado Acadêmico, que será encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no começo de 2019. “Assim, essa Especialização, que já está na sua terceira turma, trará mais consistência na área, consolidando a pós-graduação no âmbito da Filosofia e fortalecendo a política da Universidade nesta esfera”, explicou.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5318. Confira o edital clicando AQUI.