Inscrições para 1ª Jornada de Intercâmbios Culturais da UEPB se encerram nesta terça, 19 de novembro

18 de novembro de 2019

O Departamento de Letras e Artes, através do Curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, na próxima quinta-feira (21), a 1ª Jornada de Intercâmbios Culturais da Instituição. O evento tem como objetivo promover atividades práticas e culturais relacionadas ao projeto de extensão “Laboratório de Línguas Estrangeiras”.

Trata-se de uma iniciativa que envolve, ainda, o programa Residência Pedagógica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes). As temáticas norteadoras das atividades são o “Día de los Muertos” e o “Día de la Hispanidad”, cujas datas celebram, respectivamente, a visita das almas à Terra, de acordo com a tradição mexicana, e o aniversário da primeira chegada de Cristóvão Colombo às Américas.

Os interessados em participar do evento devem efetuar inscrição até esta terça (19), através do endereço eletrônico https://cpcon.uepb.edu.br/forms/responderFormulario/243. A Jornada conta com a participação de professores dos câmpus I e VI da UEPB, além de docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Pernambuco – Polo Sertão.

Alunos da graduação em Letras/Espanhol e do projeto de extensão “Laboratório de Línguas da UEPB”, da Residência Pedagógica e estudantes de escolas públicas também estarão envolvidos nas atividades da 1ª Jornada de Intercâmbios Culturais, a serem desenvolvidas no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, nos turnos manhã, tarde e noite. Palestras, apresentações culturais, oficinas temáticas e exposição de banners sobre os temas abordados integram a programação do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5302.

Confira a programação completa abaixo:

Manhã:

7h30: Mesa Redonda: “Día de muertos y Día de la hispanidad: un encuentro de culturas”
9h30: Oficina Temática de Maquiagem: “La muerte personificada en México- Catrín y. Catrina”
10h: Apresentação cultural de Dança: “ Los ritmos hispanos”
10h30: Apresentação cultural musical dos professores de Letras/Espanhol
10h45: La merienda

Tarde:

13h: Apresentação de trabalho em banners.
Das 13h30 às 15h: Filme: “Viva, a vida é uma festa”
Das 15h às 16h: OFICINAS CULTURAIS:
OFICINA I – “Aspectos culturais da Colômbia”
OFICINA II – “El proceso de la escritura creativa para la producción de textos en español”
Das 16h às 17h: OFICINAS CULTURAIS:
OFICINA III – “El flamenco y el arte de la canción”
OFICINA IV – “ El baile en las clase de lengua española, ritmos latinos: Bachata, salsa y reggaeton”
OFICINA V – “El Día de Muertos: Propuestas Didácticas para las clases de ELE” – Aliana das Neves Barbosa Sá e Esdra dos Santos Barros

Noite:

18h30: Sarau e Exposição de desenhos temáticos
19h: Mesa redonda voltada para a temática: “El día de la Hispanidad: la conquista bajo el punto de vista de los conquistadores y de los indígenas a partir de la literatura”
20h: Apresentações culturais: dança e música flamenca e coral