Início das comemorações dos 40 anos do curso de Educação Física é marcado por entrega de troféus e medalhas

27 de novembro de 2018

As comemorações dos 40 anos de fundação do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram iniciadas na noite desta segunda-feira (26), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), com a entrega de troféus e medalhas aos professores, ex-professores, funcionários e ex-funcionários que ao longo dessas quatro últimas décadas contribuíram para o desenvolvimento do esporte paraibano e a qualificação do ensino voltado à atividade física em todo o País. A solenidade foi presidida pleo vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero, e contou com a participação de personalidades que fizeram e fazem parte da história do curso.

O professor Flávio Romero fez questão de relembrar muitos professores e servidores que marcaram história no curso, o que reforçou a intenção da organização do evento em homenagear profissionais que se dedicaram por anos à formação docente na área de Educação Física. Escolhido para representar todos os docentes que passaram pelo curso, o professor Sandy Gonzaga de Melo fez um relato histórico do curso, ressaltando a proposta acadêmica e social que teve início no ano de 1978.

Também participaram da mesa solene que deu início as comemorações dos 40 anos do curso de Educação Física da UEPB, a professora Alessandra Teixeira, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); a professora Dóris Nóbrega, chefe do Departamento de Educação Física; o professor Eduardo Ribeiro Dantas, coordenador geral do evento; e o professor Francisco Martins da Silva, presidente do Conselho Regional de Educação Física da Paraíba.

Como parte das homenagens receberam troféus dez personalidades que contribuíram para o engrandecimento do curso. Já as medalhas foram entregues a professores, servidores técnicos administrativos, acadêmicos, equipe de criação, chefes do Departamento ao longo dos 40 anos, coordenadores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, professores em atuação, profissionais que fazem parte da história do curso, técnicos administrativos aposentados e da ativa, além de monitores, participantes de programas e projetos de extensão, pesquisadores com destaques em diferentes práticas corporais com atletas, técnicos e personal trainer.

As atividades comemorativas continuam com o lançamento do livro “Fecha a carinha e treina”, do professor Andrei Guilherme Lopes, nesta quarta-feira (28), às 18h, no MAPP. Logo em seguida, a partir das 19h, haverá o grande encontro de ex-alunos e atuais alunos do curso, com apresentação musical de Ranieri (músico e ex-aluno do DEF) e Artur, do Forró da Resenha. Será um momento especial de confraternização entre todos os que fizeram e fazem parte da história do DEF.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos