Grupo de Estudos e Mestrado em Relações Internacionais apresentam produções na área de segurança

27 de abril de 2016

O Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da Universidade Estadual da Paraíba (GEPASM/UEPB) e a pós-graduação em Relações Internacionais promovem na próxima sexta-feira (29), às 9h, no Auditório Pioneiros, o evento “Abordagens Críticas de Segurança e de Paz nas Relações Internacionais”, que contará com a apresentação das pesquisas desenvolvidas na área de Segurança no âmbito da Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB e fruto da produção do GEPASM.

Será abordada pelas mestrandas em Relações Internacionais Suerda Araújo, Catarina Bezerra e Deisiane Viana, respectivamente, as temáticas “Redescoberta do local na construção da paz”, “Transformação de conflitos e os movimentos pela paz na Colômbia” e “O conceito de paz híbrida e o micro-peacebuilding no Afeganistão”. A graduada em Relações Internacionais e Direito, Kamila Borges, apresentará o tema “Feminismo e pós-colonialismo”. A atividade será mediada pelo mestre em Sociologia e egresso do curso de Relações Internacionais, Luiz Eduardo.

Segundo o coordenador do GEPASM, professor Paulo Kuhlmann, o evento tem a intenção de divulgar estudos semelhantes que abordam a questão da paz no âmbito local. “Buscamos apresentar abordagens sobre o empoderamento de comunidades para gerar a paz, ou seja, a criação de ambientes de paz que vão além de tratados, mas, surgem de iniciativas locais da própria comunidade”, explicou. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.

Texto: Juliana Marques