“Grão Fino: Semana de Fotografia” recebe artigos para apresentação de trabalhos até dia 7 de outubro

2 de outubro de 2019

Pesquisadores que abordam a fotografia como objeto de estudo dispõe de um novo espaço para difusão dos seus trabalhos. Está aberta, até o dia 7 de outubro, a chamada de trabalhos da “Grão Fino: Semana de Fotografia”, evento acadêmico que será realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. A Grão Fino é uma ação conjunta dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG.

As inscrições são gratuitas. A submissão de trabalhos pode ser feita diretamente no site no evento (www.coletivof8.com/graofino). A página também disponibiliza as normas para envio e publicação do artigo, bem como um modelo que deve ser usado para facilitar a formatação, como o cabeçalho de identificação do evento. Outras informações também podem ser obtidas no perfil oficial do evento no Instagram (www.instagram.com/graofino.fotografia).

Podem participar professores e estudantes que abordam a fotografia em suas pesquisas, seja no âmbito da graduação ou da pós-graduação. A chamada de trabalhos está aberta para uma abordagem interdisciplinar, permitindo a participação de pesquisadores do campo da comunicação, mas também de áreas como História, Sociologia, Antropologia, Geografia, Arquivologia, entre outras, com temas relacionados a fotografia ou que a utilizem como fonte.

Serão aceitos artigos acadêmicos relacionados aos seguintes grupos de trabalho: “1- Fotografia documental, memória e fotojornalismo”, “2- Fotografia contemporânea” e “3- Fotografia, educação e acessibilidade”. Além da apresentação nos GTs, os artigos selecionados também vão contar com publicação nos anais do evento, que serão disponibilizados em formato digital no site da Grão Fino. A divulgação dos artigos selecionados está prevista para 18 de outubro.

A apresentação dos artigos nos Grupos de Trabalhos está agendada para o dia 31 de outubro, a partir das 14h, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG). A inclusão dos GTs na programação é a principal novidade da programação deste ano da Grão Fino, marcando o lançamento do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), que agrega pesquisadores da UEPB, UFCG e UFPB. Um dos objetivos dos GTs é ampliar a abrangência do grupo e fomentar novos olhares sobre a fotografia enquanto objeto de pesquisa.

A “Grão Fino” é uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), formado por docentes, estudantes e pesquisadores das duas instituições.

O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a parceria do Projeto de Extensão “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”, da Pró-Reitoria de Extensão da UEPB e da Mega Álbum Encadernações Fotográficas.

Colaboração de texto: Professor Rostand Melo