Grão Fino: Abertura da Semana de Fotografia conta com palestra do fotojornalista Ricardo Stuckert

23 de outubro de 2020

Será realizada entre os dias 26 e 30 de outubro a 3ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia, com palestras, debates, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. O evento é uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Toda a programação será realizada em formato on-line, com transmissão no canal Rede UEPB no Youtube. As inscrições são gratuitas.

A conferência de abertura da Grão Fino 2020 será proferida pelo fotojornalista Ricardo Stuckert, com o tema: “Fotografia documental: Projeto Índios Brasileiros”. Será no dia 26, a partir das 19h. Além de ter registrado diversas etnias indígenas do país, Stuckert foi o fotógrafo oficial da presidência da República de 2003 a 2010 e foi diretor de fotografia do documentário “Democracia em Vertigem”, que concorreu ao Oscar 2020. Sua família também está intimamente ligada à história da fotografia na Paraíba e no Brasil.

A programação contará ainda com debates que acontecerão sempre às 19h e com transmissão no canal oficial da UEPB no Youtube. No dia 27, o tema será “Fotografia, inclusão e Acessibilidade”, com o fotógrafo João Maia, único fotógrafo com deficiência visual a cobrir os Jogos Paralímpicos Rio 2016; Patricía Braile, criadora do projeto #pracegover, além do fotógrafo e paratleta David Rocha, e do videomaker Yendys Sidney.

O “mercado fotográfico pós-pandemia” será o assunto do debate do dia 28 de outubro, com os fotógrafos Jackson Carvalho, Priscila Fontinele, Wellington Melo e Rawide Hícaro. Jackson está atualmente no Canadá. Priscila fotografa em Pernambuco e promove cursos on-line, Wellington também é professor e produz ensaios externos e de estúdio em Campina Grande. Já Rawide atua na publicidade e na cobertura de shows, produzindo mais de 70 lives durante a pandemia.

No dia 29 haverá a exibição on-line do documentário “À Luz Delas”, da cineasta Nina Tedesco, às 14h. O filme trata do trabalho feminino atrás das câmeras no cinema nacional. À noite o tema volta à tona logo a seguir com o debate sobre “Mulheres na Direção de Fotografia”, a partir das 19h. Além de Nina Tedesco, o tema será discutido pelas cineastas e diretoras de fotografia Flora Dias, Érica Rocha e Sara Andrade.

O fotojornalismo ganha destaque no encerramento da 3ª Grão Fino. No dia 30 será realizado o debate sobre a “Cobertura do Caos: Fotojornalismo na pandemia”, com repórteres fotográficos de diferentes regiões do país. Participam Leonardo Silva (Campina Grande-PB), Brenda Alcântara (Recife-PE), Felipe Iruatã (Salvador-BA), Lucas Landau (Rio de Janeiro-RJ) e Gabriela Biló (Brasília-DF).

OFICINAS
Também serão promovidas cinco oficinas, com o objetivo de promover a capacitação e a troca de conhecimentos. As oficinas “Desmistificando a caixa-preta”, com Julio Cezar Peres, e “Fotografia de moda cotidiana”, com Dalisson Markel, serão realizadas nos dias 27 e 28 de outubro, a partir das 14h.

Já a oficina “Processo criativo em fotografia”, com Karla Noronha, ocorre nos dias 28 e 30, também à tarde. No encerramento do evento, em 30 de outubro, acontecem as oficinas “Produzindo Selfies em casa”, com Agda Aquino, e “Sistema de zonas no tratamento digital”, com Sóstenes Lopes., ambas às 14h.

A programação conta ainda com os Grupos de Trabalhos, com apresentações de artigos sobre “Fotografia Documental, Memória e Fotojornalismo”, “Fotografia Contemporânea” e “Direção de Fotografia”.

O evento está vinculado ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) e ao projeto de extensão Coletivo F8, sendo promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Grão Fino 2020 conta com a parceria da Mega Álbum Encadernadora e da TV Itararé, além do apoio da Sicredi Creduni.

Texto: Rostand Melo (Professor UEPB)