Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais promovem seminários de abertura do semestre

23 de novembro de 2016

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e a Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promovem nos dias 28 e 29 de novembro, no Auditório do Câmpus V, em João Pessoa, o “Seminário de Economia Política Internacional” e o “Seminário Nacional: O Brasil e o Conselho de Segurança da ONU”, como abertura do semestre 2016/2.

A iniciativa conta com o apoio do Grupo de Estudos em Ásia Pacífico (GEPAP/UEPB), Grupo de Pesquisa em Potências Médias (GPPM/PUCMINAS), Instituto de Estudos da Ásia (UFPE) e o Projeto de Pesquisa “Política Externa Brasileira no Conselho de Segurança da ONU no pós Guerra Fria”, financiado pelo CNPq, Edital Universal/2013, todos envolvidos na organização do evento.

A abertura dos seminários ocorrerá na segunda-feira, 28 de novembro, às 18h, com a palestra “A Política Externa Brasileira no Conselho de Segurança da ONU no período pós Guerra Fria”, a ser ministrada pelo professor do Mestrado em Relações Internacionais Carlos Enrique Ruiz Ferreira. Em seguida, será realizada a aula magna “O Conselho de Segurança após 2011: impasses e perspectivas”, tendo como ministrante o professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais, Eugênio Diniz.

Na terça-feira, 29 de novembro, às 9h, tem início o 1º Seminário de Economia Política Internacional, com a participação dos professores da Universidade Federal de Pernambuco Marcos Costa Lima, da PUC-Minas Leonardo César Ramos, da UFPB, Thiago Lima e da discente do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia e Pacífico (GEPAP), Maria Eduarda Sousa, sob a coordenação do professor do PPGRI-UEPB, Alexandre César Cunha Leite.

A programação do seminário prossegue às 14h, será realizada a mesa redonda “Política Externa Brasileira e a ONU”, com uma discussão sobre “Dilemas contemporâneos: a responsabilidade ao proteger: uma inovação brasileira?”, tendo como palestrante a professora da Faculdade Estácio Marília Cordeiro Serra, “O Brasil no Conselho de Segurança da ONU: Haiti e Timor Leste”, a ser ministrada pelo docente da UEPB, Wemblley Lucena de Araújo, e “A questão portuguesa e a política externa brasileira na ONU”, tendo como ministrante o convidado do Ministério Público da Paraíba, Alex Douglas Meaux. A iniciativa é coordenada pela professora do PPGRI-UEPB, Raquel Bezerra Leal de Melo.

O encerramento do evento será no dia 29 de novembro, às 19h, com a palestra “As grandes potências e o ‘resto’ na política internacional: de Bandung ao TPP”, tendo como ministrante o professor do PPGRI-UEPB, professor Henrique Altemani, com a coordenação do estudante do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UEPB Pedro Benevides.

Texto: Juliana Marques