Gestão de Pessoas encaminha ações para promover políticas de apoio a servidores com deficiência

26 de julho de 2021

Integrantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estiveram reunidos na quinta-feira (22) com o propósito de iniciar um planejamento de ações e projetos voltados para o desenvolvimento de um programa de apoio aos servidores com deficiência na Instituição. Ações iniciais incluem obtenção de dados estatísticos e oferta de curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Na ocasião, a equipe da PROGEP, através dos setores de Serviço Social, Saúde do Trabalhador e Desenvolvimento de Pessoas, e do pró-reitor adjunto, Josenildo Lima, ouviram os servidores representantes do NAI, que incluíam o coordenador do Núcleo, Alindembergue de Araújo e servidores convidados, para dar início ao planejamento do Programa de Acessibilidade e Inclusão na UEPB.
A assistente social da PROGEP, Juliana Grangeiro, explicou que o programa visa atender o desenvolvimento de um ambiente institucional solidário, o qual acolha as pessoas com deficiência na instituição. A ação foi pensada em três eixos: acessibilidade; capacitação e campanhas, nos quais estarão inclusas todas as atividades. Tais processos incluem a promoção de uma cultura de inclusão na comunidade acadêmica, realização de campanhas de sensibilização e conscientização, combate ao preconceito e à discriminação de pessoas com deficiência (PCD), capacitação de servidores que realizam atendimento ao público interno e externo, e a realização de ações de ampliação de acessibilidade para servidores com deficiência nos espaços físicos e ambientes virtuais da UEPB.
Alindembergue de Araújo disse que a partir deste primeiro encontro formal, foi criado um grupo de trabalho e um calendário de reuniões, quando outros setores da universidade também serão convidados a participar, a exemplo da Pró-reitoria de Infraestrutura e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Segundo Alindembergue, os planos futuros incluem melhorias na acessibilidade física e virtual e a partir deste pontapé, “creio que se promete colher bons frutos”, afirmou o servidor.
Segundo a PROGEP, a UEPB possui 44 servidores que são PCD, em diferentes câmpus da Instituição. Durante a reunião, que aconteceu de forma virtual, a bibliotecária do Câmpus V, Ana Lucia Leite, que tem deficiência virtual, relatou suas principais dificuldades ao começar seu trabalho na Instituição. Alindembergue também é deficiente visual e assistente administrativo no Centro de Educação (CEDUC) do Câmpus I. O Centro possui duas impressoras em braile que fornecem material não só para a UEPB, mas a outras instituições, a exemplo do Instituto dos Cegos de Campina Grande.
Após a reunião, o próximo passo para a estruturação do programa é fazer um levantamento, via formulário on-line, entre os servidores com deficiência sobre suas maiores necessidades na Instituição, para que de forma participativa estes apresentem sugestões de ações para o programa. E para a primeira ação do programa, foi pensado pelo grupo a criação de um curso básico de Libras para servidores, com foco nos setores que fazem atendimento ao público na UEPB e que será desenvolvido pelo setor de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEP e pelo NAI.
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, chamado inicialmente de Núcleo de Educação Especial (NEDESP), surgiu através de um projeto elaborado pelo professor da UEPB, Eduardo Gomes Onofre. Em funcionamento desde 2004, como suporte e apoio a estudantes da UEPB com quaisquer necessidades educativas especiais ou interesse pela área, o Núcleo veio a ser regulamentado pela Resolução CONSUNI 0298/2019, a qual aprovou o regimento interno atualmente em vigência. A partir desta regulamentação, o NAI recebeu este novo nome e sigla, e está em funcionamento na sala 335, 3º andar, da Central de Integração Acadêmica.
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão atualmente tem por finalidade desenvolver atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão acerca das pessoas com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades na UEPB e em instituições parceiras. Tem como missão realizar um atendimento sócio-pedagógico que possa garantir o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos servidores e alunos com deficiência que estão matriculados na UEPB, tendo como perspectiva a superação de barreiras e outras formas de discriminação, como também a ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência.
Texto: Juliana Rosas
Foto: Reprodução Sala Virtual