Fórum Paraibano de Professores de Matemática discute Educação, Direitos Humanos e justiça social

Fórum Paraibano de Professores de Matemática discute Educação, Direitos Humanos e justiça social
18 de novembro de 2019

O 5º Fórum Paraibano das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática teve início na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório do Departamento de Psicologia, com a palestra “Educação em Direitos Humanos e Justiça Social: desafios à formação do professor”. Ministrada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Aida Maria Monteiro Silva, o debate com os participantes abordou questões sobre a necessidade da formação docente, o papel do ensino, além dos desafios da Educação no Brasil.

A iniciativa de ampliar o diálogo sobre o ensino, a partir da perspectiva da Matemática, foi elogiada pela palestrante, que destacou a função social que essa disciplina tem no processo de construção educacional da Educação Básica e Superior. Durante sua palestra, a professora Aida também pontuou sobre a necessidade de promover uma educação democrática, não excludente, para que a sociedade brasileira tenha condições de se desenvolver de maneira justa e social.

“Os desafios da educação são muitos, todos nós sabemos. Estamos enfrentando problemas com o congelamento de investimentos por 20 anos, um crescimento das diferenças sociais, o que leva a uma maior exclusão entre as pessoas, por isso eu afirmo que esse debate é muito importante de se fazer. Sem democracia não há direitos humanos, nem justiça social, por isso é fundamental também trazermos o olhar da Matemática para essas questões”, disse a professora, que completou seu raciocínio avaliando o papel docente nesses assuntos.

“Como dialogar os dados da Matemática com o que acontece hoje na sociedade brasileira? Contextualizando os assuntos. É preciso trazer os conteúdos para o cotidiano dos alunos. Trabalhar as questões de porcentagem e outros cálculos sob o reflexo das ações de cidadania. Quando o ensino da teoria matemática faz relação com o dia a dia do estudante, o conhecimento tem significado, sentido e constrói relações a partir das práticas pedagógicas que estimulam o ensino e a aprendizagem”, destacou.

O 5º Fórum Paraibano das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática é uma realização da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEA), com parceria com o Programa de Pós—Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades do evento envolvem ainda a mesa de diálogos “Desfazendo e fazendo Práticas, Educação Matemática e Justiça Social na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, “Perspectivas Criticas e Pós-Críticas na Formação de Professores que Ensinam Matemática” e a Assembleia da SBEM-PB. Todas as atividades acontecem no Auditório do Departamento de Psicologia.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti