Estudo da UEPB sobre efeitos da salinidade do solo nas plantas será apresentado em evento internacional

9 de julho de 2019

O êxito das pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem repercutido cada vez mais no universo científico e, com isso, chamado a atenção de pesquisadores de diversos países. Prova disso é a participação cada vez maior de docentes da Instituição como convidados para ministrar as principais palestras de eventos internacionais em diversas áreas do conhecimento.

No próximo dia 22 de julho, estudos desenvolvidos pela Universidade Estadual sobre como a seca e a salinidade no solo podem afetar o crescimento das plantas serão apresentados pelo professor Josemir Moura Maia, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus de Catolé do Rocha, no 6º Congresso da Rede Argentina de Salinidade, tradicional evento que reúne pesquisadores da área agronômica de toda a Argentina, região Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Professor Josemir foi convidado para ministrar palestra magistral, no primeiro dia do evento. Para ele, o convite comprova a relevância das ações realizadas pela UEPB, que vêm se destacando internacionalmente e apresentando potencial que chama a atenção do mundo da pesquisa, colocando a Universidade em posição de destaque nos principais eventos científicos internacionais. A palestra a ser proferida pelo professor Josemir tem como tema “Mecanismos antioxidantes involucrados en el control del crecimiento de raíces de vigna unguiculata bajo condiciones de estrés salino (Mecanismos antioxidantes envolvidos no controle do crescimento radicular de ‘vigna unguiculata’ em condições de estresse salino)”.

Segundo professor Josemir, “a ocasião também será proveitosa para ampliar o network entre pesquisadores da UEPB e da Argentina, especialmente da FAUBA-UBA (Facultad de Agronomia da Universidad de Buenos Aires) e estreitar ações de pesquisa e intercâmbio entre nosso Mestrado em Ciências Agrárias e o Programa de Pós-Graduação em Agropecuária da UBA, que consequentemente levarão a firmar um convênio de ensino e pesquisa entre os dois programas de pós-graduação”.

Apenas dois pesquisadores brasileiros foram convidados a palestrar no congresso. Além do professor Josemir Moura, da UEPB, participará do evento o professor Nildo da Silva Dias, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). “Agradeço o apoio da Coordenação do Mestrado em Ciências Agrárias, ao Departamento de Agrárias e Exatas e, especialmente, à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, bem como à Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), pelo apoio e incentivo”, destacou professor Josemir.

Texto: Tatiana Brandão